Buscar

A competência relativa pode ser prorrogada? Justifique

💡 3 Respostas

User badge image

igor santos

(PEDRA, Adriano Sant’Ana. PROCESSO E PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS. Disponível em: <www.agu.gov.br/page/download/index/id/523907>. Acesso em: 27 de Nov. 2017)

 

Sim.

As regras de competência relativa provocam o fenômeno da prorrogação da competência pela preclusão da faculdade de apresentar a exceção. Isto se dá porque tais regras visam a proteger os interesses das partes. Trata-se de pressuposto processual cuja ausência será apenas temporária49. Decorrido in albis o prazo para a exceção, o vício é sanado. O mesmo acontece com a preclusão para o oferecimento de recurso de agravo contra decisão que apreciar a exceção.

1
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Sim.

Prorrogação de competência é o que ocorre quando existe um vício de competência, quanto a critério relativo, ou seja, critério que não é de ordem pública e que pode, mediante inércia ou manifestação expressa, ser alterado pelas partes. Assim, prorrogação de competência ocorre quando o juízo inicialmente competente se torna competente por vontade das partes ou inércia, com a consequente preclusão de arguição de incompetência relativa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais