Buscar

o que a via endocítica? (sucintamente)

Eu não consigo ainda intender a sua função.

💡 2 Respostas

User badge image

Gabriel Maia

E aí, Belysa! Tudo jóia? 

Seguinte, a via endocítica está relacionada com a intereção das células do sistema imunológico, ok? As células apresentadoras de antígenos (APC's), possuem em sua membrana certas proteínas de apresentação... São os famosos MHC, que vão ser de dois tipos: Classe I e Classe II. Entendendo isso, vamos ver como funciona essa apresentação - Vale ainda ressaltar que existem apenas duas células de linhagem mielóide que possuem o MHC: os macrófagos e células dendriticas. E isso nos lembra uma das funções mais importante dessas celulas que é a fagocitose. Elas englobam os antígenos (macromoléculas invasoras ou estranhas ao orgânismo) e com o auxílio de enzimas, destroem essas macromoléculas, ou fragmentam elas - E nessa destruição ou fragmentação, a célula seleciona fragmentos da macromolécula estranha, e adere esse pedaço de peptídeo ao MHC. Quando esse MHC recebe partes do antígeno, a célula apresenta aquele pedaço de antígeno para os linfócitos, que irão atuar no resposta imune adaptativa. 

Resumindo: 

  • apresentação de antigénios exógenos (que provém de fora do corpo);
  • utilização da via endolisossómica da célula (destruíção do antígeno por enzimas);
  • e expressão à superficie de antigénios ligados a moléculas de MHC da classe II, levando à activação de linfócitos T CD4+.

Para mais informações eu recomendo:

 http://www.wikimuno.med.up.pt/tiki-index.php?page=Via+Endocitica

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Todas as células têm a capacidade de absorver substâncias solúveis e macromoléculas, através de um processo intitulado ‘pinocitose’. Já as células fagocíticas (macrófagos), têm a capacidade peculiar de absorver moléculas particularmente grandes, sendo este processo denominado ‘fagocitose’. Independentemente do processo, as substâncias ao serem absorvidas são envolvidas por uma vesícula formada pela invaginação da membrana plasmática da célula. As vesículas formadas nesta via são revestidas por clatrina.


As células têm a capacidade de selecionar as macromoléculas a absorver, através da endocitose mediada por receptor. Após a formação da vesícula e a sua separação da membrana plasmática, o revestimento de clatrina é rapidamente perdido e as proteínas de clatrina são reutilizadas pela célula para revestir novas vesículas que se formam.


A via endocítica pode ter diferentes organelos de destino:

da membrana plasmática as vesículas formadas podem se fundir com endossomas e de seguida com lisossomas.
da membrana plasmática as vesículas formadas podem se fundir com endossomas e de seguida voltar a fundir-se com a membrana plasmática.
As vesículas que tomam o primeiro caminho referido, transportam moléculas que serão degradadas, ou por terem algum defeito na estrutura/função ou por serem detritos de outras células ou por não serem mais necessárias. Já as vesículas que tomam o segundo caminho, têm como função manter o tamanho/constituintes da membrana plasmática (fosfolípidos e proteínas).

fonte:http://knoow.net/ciencterravida/biologia/via-endocitica/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais