Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Gestante com 40 semanas de idade gestacional foi admitida em trabalho de parto. Dez consultas de pré-natal, segunda gestação. Com 11 semanas de idade gestacional, apresentou VDRL de 1:128, recebendo três doses de penicilina benzatina, 2.400.000 UI, com intervalo de uma semana entre cada dose. Não apresenta comprovação do tratamento do parceiro. Com 28 semanas de idade gestacional, apresentou VDRL de 1:64. Na admissão, apresentava título de VDRL de 1:32. Recém-nascido nasce por meio de parto vaginal, vigoroso, assintomático ao exame físico.
Em relação ao caso, assinale a alternativa correta.
A) Mãe adequadamente tratada para sífilis gestacional; deve-se realizar VDRL de sangue periférico do recém-nascido, coleta de liquor e radiografia de ossos longos.
B) Mãe inadequadamente tratada para sífilis gestacional; deve-se realizar apenas VDRL de sangue periférico do recém-nascido, sem necessidade de coleta de liquor ou realização de radiografia de ossos longos.
C) Mãe adequadamente tratada para sífilis gestacional; deve-se realizar VDRL de sangue periférico do recém-nascido e avaliar a necessidade de coleta dos demais exames após resultado do VDRL.
D) Mãe inadequadamente tratada para sífilis gestacional; deve-se realizar tratamento com penicilina cristalina imediatamente, sem necessidade de coleta de liquor e realização de radiografia de ossos longos.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar o caso: - Gestante com sífilis diagnosticada no início da gestação (VDRL 1:128). - Recebeu tratamento com três doses de penicilina benzatina, intervalo correto. - Não há comprovação de tratamento do parceiro. - VDRL diminuiu, mas ainda positivo (1:32 na admissão). - Recém-nascido assintomático. Segundo protocolos, para sífilis gestacional com tratamento adequado, mas sem comprovação do tratamento do parceiro e com títulos ainda positivos, recomenda-se: - Realizar VDRL no recém-nascido. - Coleta de líquor (LCR) para avaliação de neurossífilis. - Radiografia de ossos longos para detectar alterações ósseas. Portanto, a mãe foi adequadamente tratada, mas devido à ausência de tratamento do parceiro e persistência de títulos, é necessário investigar o recém-nascido com exames complementares. A alternativa correta é: A) Mãe adequadamente tratada para sífilis gestacional; deve-se realizar VDRL de sangue periférico do recém-nascido, coleta de líquor e radiografia de ossos longos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Analise as situações abaixo e as relacione com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). Depois, assinale a alternativa que contém a relação correta:

1. Gabriel recentemente perdeu seu convênio médico e deseja realizar seu acompanhamento de hipertensão arterial no posto de saúde próximo a sua residência. Este direito está garantido devido ao princípio da

.

2. O médico Lúcio acaba de atender a paciente Amanda, que trouxe o resultado de uma tomografia de abdome que evidenciou um tumor que necessita de maior investigação. O princípio da
garante que seu atendimento seja priorizado em casos de maior complexidade.

3. Recentemente, a UBS Castro Alves realizou assembleia para votação dos novos representantes do conselho gestor. permite que a sociedade civil se organize e tenha possibilidades concretas de influir sobre as políticas públicas de saúde.

4. Amélia teve diagnóstico recente de câncer de mama e necessita de encaminhamento para rede especializada que fica fora do seu município de moradia. A partir da é possível garantir seu acesso ao melhor tratamento possível.
Assinale a alternativa que contém a relação correta:
A) Universalidade — Equidade — Controle Social — Regionalização.
B) Resolutividade — Hierarquização — Participação da Comunidade — Territorialização.
C) Universalidade — Longitudinalidade do Cuidado — Controle Social — Territorialização.
D) Universalidade — Hierarquização — Controle Social — Regionalização.

Mais conteúdos dessa disciplina