Logo Passei Direto
Buscar
"Os citros compreendem um grande grupo de plantas do gênero Citrus e outros gêneros afins (Fortunella e Poncirus) ou híbridos da família Rutaceae, representado na maioria por laranjas, tangerinas, limões, limas (ácidas e doces), pomelos, cidras e toranjas. [...] Essas plantas perenes apresentam características mesofítica (gemas quase desnudas, folhas largas, pouco espessas, com estômatos superficiais, ausência de pelos e cutícula fina) e perenifólia (têm folhas o ano todo, desenvolvendo fluxos de crescimento vegetativo na primavera e verão). São cultivadas em várias regiões do mundo, adaptando-se às diferentes condições edafoclimáticas, desde que o manejo da irrigação e nutrição sejam adequados".
Considerando o texto apresentado e os seus conhecimentos sobre a cultura de Citros, analise as afirmativas a seguir:
I.O fruto do citros é dividido em epicarpo, pericarpo, dendocarpo.
II. As flores dos citros são hermafroditas, entretanto há uma espécie que produz flores masculinas, devido ao abortamento do pistilo, o Citrus limon.
III. Com exceção do Poncirus trifoliata, cujas plantas são caducifólias, os citros são plantas perenifólias, portanto não se adaptam em regiões com inverno rigoroso.
IV. raleio dos frutos é uma prática que pode ser realizada no citros, porém nessa cultura, pode ser utilizado somente químico, por meio de subdoses de Ergosterol, mesmo assim, é uma prática dispensável na citricultura.
A I, II e III, apenas.
B II e III, apenas.
C III e IV, apenas.
D Ie IV, apenas.
E II, III e IV, apenas.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O fruto dos citros é dividido em epicarpo, pericarpo, dendocarpo. Incorreto. O fruto dos citros é um tipo especial chamado hesperídio, que é dividido em epicarpo, mesocarpo e endocarpo, não "dendocarpo". II. As flores dos citros são hermafroditas, entretanto há uma espécie que produz flores masculinas, devido ao abortamento do pistilo, o Citrus limon. Correto. As flores dos citros são geralmente hermafroditas, e o Citrus limon pode apresentar flores masculinas por abortamento do pistilo. III. Com exceção do Poncirus trifoliata, cujas plantas são caducifólias, os citros são plantas perenifólias, portanto não se adaptam em regiões com inverno rigoroso. Correto. Poncirus trifoliata é caducifólia, e os citros perenifólios têm dificuldade em regiões com inverno rigoroso. IV. Raleio dos frutos é uma prática que pode ser realizada no citros, porém nessa cultura, pode ser utilizado somente químico, por meio de subdoses de Ergosterol, mesmo assim, é uma prática dispensável na citricultura. Incorreto. O raleio pode ser feito manualmente ou quimicamente, mas não é correto afirmar que só pode ser feito com subdoses de Ergosterol, nem que é dispensável. Portanto, os itens corretos são II e III. Alternativa correta: B) II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

É fundamental identificar as práticas de pré-colheita, colheita e pós-colheita, que devem ser feitas de forma adequada para que o período de armazenamento seja o mais extenso possível, sem alteração da qualidade final do quivi. etileno (C2H4) é um hormônio vegetal volátil produzido praticamente por todos os vegetais, desempenhando um papel crucial no amadurecimento e na senescência dos frutos. Ele é considerado, geralmente, como o gatilho que dispara as reações que culminam com as modificações na coloração, no flavor e na textura, sendo estas associadas ao amadurecimento de frutas climatéricas, que as tornam aptas para o consumo. Frutas como quivi, banana e manga amadurecem rapidamente quando expostas ao etileno.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. Para se obter uma boa conservação, os frutos de quivi precisam ser manipulados longe de frutos que liberam naturalmente bastante etileno, como as maçãs, peras e bananas. PORQUE II. quivi é um dos frutos sensível à ação do etileno, podendo reduzir a sua capacidade de armazenamento e conservação. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
B A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
C As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
D As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
E As asserções I e II são falsas.

A apirenia é uma característica morfológica desejável em cultivares de uvas finas de mesa destinadas ao consumo in natura. A apirenia não apenas aprimora a textura e o sabor das uvas, mas também simplifica o processo de consumo, oferecendo frutas prontas para serem apreciadas. Essa característica morfológica, além de atender às preferências dos consumidores, destaca a contínua inovação na agricultura e no melhoramento genético, que visa não apenas à qualidade, mas também à praticidade na fruticultura de uvas finas de mesa.
Considerando o texto apresentado e seus conhecimentos sobre a apirenia, analise as afirmativas a seguir:
I. A apirênicas é o termo utilizado para designar as cultivares cujas bagas não produzem sementes.
II. Na partenocarpia, o ovário desenvolve-se sem a fecundação prévia dos óvulos, não havendo formação de sementes.
III. A estenospermocarpia é o termo utilizado quando ocorre polinização e fertilização normais, seguidos de um abortamento do embrião ainda imaturo.
IV. No final da maturação fisiológica em frutos estenospermocárpicos, as sementes são viáveis e podem germinar e gerar novas plantas, continuando o ciclo.
A III e IV, apenas.
B II, III e IV, apenas.
C I, II e III, apenas.
D II e III, apenas.
E I e IV, apenas.

cultivo da Figueira no Brasil baseia-se praticamente na plantação de uma única variedade, Roxo de Valinhos, com maior expressão econômica nos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo, em regiões bem delimitadas. Assim como as demais frutícolas, a figueira requer grandes cuidados durante todo o seu ciclo de produção, porém, atenção especial deve ser dada ao momento de implantação e manejo da cultura.
De acordo com o texto apresentado, analise as afirmativas a seguir a respeito da implantação e manejo de um pomar de figueira.
I. No preparo do solo para o plantio da figueira, são recomendadas de duas a três arações profundas, seguidas de uma ou duas gradagens.
II. A marcação do terreno para o plantio da figueira pode ser em covas ou sulcos. Sendo uma área pequena, opte pela abertura manual de covas, com auxílio de enxada ou com brocas mecanizadas, abrindo covas nas dimensões de 60 cm 60 cm 60 cm.
III. uso de cobertura morta também é recomendado após o plantio das mudas de figueira, proporcionando benefícios, como controle de nematoides, manutenção da umidade do solo e é material para ciclagem de nutrientes, contribuindo para uma melhor produtividade.
IV. Há diferença quanto ao espaçamento utilizado para a figueira de acordo com o destino da produção. Maiores espaçamento garantem frutos maiores, o que é ideal para o consumo in natura e espaçamentos menores permitem produção de maior número de frutos, porém de menor tamanho, o que é vantajoso para produção de doces e compotas.
A I, II, III e IV.
B II e IV, apenas.
C I, II e III, apenas.
D III e IV, apenas.
E I, apenas.

As práticas culturais realizadas regularmente no olival tradicional de montanha são a poda, a manutenção da superfície do solo, a proteção fitossanitária e a colheita. A poda desempenha um papel crucial na formação da copa da oliveira, promovendo o desenvolvimento saudável dos ramos e otimizando a produção de frutos. A manutenção da superfície do solo, por sua vez, envolve técnicas como capina e cobertura vegetal, visando conservar a umidade, reduzir a erosão e fornecer condições ideais para o crescimento das raízes.
Considerando o texto apresentado e em relação aos aspectos envolvidos no sistema de produção da oliveira, analise as afirmativas a seguir:
I. período ótimo de colheita deve considerar a resistência do pedúnculo ao desprendimento, o conteúdo em gordura no fruto e a elevação de parâmetros de qualidade do azeite.
II. Na poda se elimina partes da planta podendo mexer na estrutura da copa, aumentando o seu vigor ou restringindo o desenvolvimento de ramos, alcançando, assim, o seu principal objetivo.
III. A área para plantio de oliveiras a ser considerada é sua aptidão às exigências climáticas, como temperaturas invernais, seca e a chuva fixam os limites geográficos da expansão dessa árvore frutícola.
IV. A poda realizada de forma inadequada pode acentuar a alternância de produção, diminuir a produtividade média, a qualidade e o rendimento em azeite, mas sem paralisar a produção por algum tempo.
A I, II, III e IV.
B II e IV, apenas.
C I, apenas.
D I, II e III, apenas.
E III e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina