Buscar

O que significa a excepcionalidade nos casos da Lei Complementar da Norma Penal em brnaco?

Para haver retroatividade da norma penal em branco é necessário se atentar sobre a excepcionalidade do complemento, mas o que viria a ser essa excepcionalidade?

💡 2 Respostas

User badge image

Eduardo

Amigo Marcos, creio que a excepcionalidade a qual você se refere relaciona-se com a Lei temporária ou excepcional. Vamos lembrar do art. 3º do Código Penal:

Art. 3º - A lei excepcional ou temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência. (Redação dada pela Lei nº 7.209, de 1984).

Nesse sentido, o complemento que é necessário pra Norma Penal em Branco também pode ocorrer em casos nos quais o ato administrativo ou a lei que tragam complementação à Norma em Branco sejam feitos em caráter excepcional. Para estes casos segue-se normalmente a regra da ultratividade da lei temporária ou excepcional.

5
Dislike0
User badge image

Marcos Gonçalves

Muito obrigado, Eduardo. Realmente, procurando e estudando um pouco mais sobre o tema, era esse tipo de excepcionaliade mesmo, exposta pelo Art. 3°. Ou seja, são leis produzidas em tempos anormais (Guerra, Revoluçoes,..). Lembrando que Leis Excepcionais não retroagem, devido a sua regra de ultra-atvidade, como você citou. As únicas leis que retroagem, são as leis sem caráter excepcional, com o único objetivo de deixar de criminalizar determinada conduta.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais