Buscar

Qual a relação entre estereisomeros e o número de carbonos assimétricos do açúcar?

💡 3 Respostas

User badge image

tiago vidinha

Com a excepção da di-hidroxiacetona, todos os glícidos possuem um ou mais centros quirais (átomo de carbono assimétrico), originando 2n estereoisómeros, em que n é o nº de carbonos assimétricos da molécula, que apresentam diferentes conformações. Em solução, estes compostos provocam a rotação diferenciada do plano de oscilação da luz polarizada, designando-se por enantiómeros. O único centro quiral do gliceraldeído possibilita a existência de dois enantiómeros, designados D-gliceraldeído (grupo hidroxilo (-OH) do carbono anomérico orientado para a direita) e L-gliceraldeído (grupo -OH do carbono anomérico orientado para a esquerda).

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Os estereoisómeros são compostos que possuem a mesma fórmula estrutural mas diferem na fórmula estereoquímica, ou seja, os átomos tem diferentes posições relativas no espaço.


Para moléculas que possui mais de um carbono assimétrico, calculamos o número de estereoisômeros por \({2^n}\), onde n é o número de carbonos assimétricos da molécula. Entretanto, quando há carbonos assimétricos idênticos, a simetria de algumas estruturas elimina alguns desses estereoisômeros. 


Portanto, a relação entre estereisomeros e o número n de carbonos assimétricos do açúcar é \(\boxed{2^n}\).

0
Dislike0
User badge image

eduarda andrade

knJDHOIOOOOOOOOOOOOOOOOOAJPF

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais