Logo Passei Direto
Buscar

Pedagogia

Humanas / Sociais

Um dos procedimentos básicos do trabalho de pesquisa histórica é a coleta de dados, chamados, no campo historiográfico, de fontes históricas, nas quais são encontradas as evidências que auxiliam na resposta à problemática proposta. Assinale V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas, quanto ao trabalho com as fontes:

 

( ) Assim como as demais etapas da pesquisa, o levantamento, a coleta e a análise das fontes são procedimentos que envolvem planejamento e organização.

( ) O levantamento das fontes corresponde ao trabalho realizado unicamente em arquivos, não guardando relação com o levantamento bibliográfico.

( ) A coleta das fontes pretende tornar o material empírico e bibliográfico disponível para o pesquisador, que pode se beneficiar de softwares de referenciamento.

( ) É na etapa de análise das fontes que será construída uma inter-relação entre os dados, a metodologia de pesquisa e o arcabouço conceitual e teórico.

 

A ordem de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:​​​​​​​

  • V – F – V – V.
  • V – V – F – F.
  • V – F – V – F.
  • F – V – F – V.


User badge image
Jane Costa

há 3 semanas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 semanas

Vamos analisar cada afirmação: ( ) Assim como as demais etapas da pesquisa, o levantamento, a coleta e a análise das fontes são procedimentos que envolvem planejamento e organização. — Verdadeiro (V). Essas etapas exigem planejamento cuidadoso para garantir a qualidade da pesquisa. ( ) O levantamento das fontes corresponde ao trabalho realizado unicamente em arquivos, não guardando relação com o levantamento bibliográfico. — Falso (F). O levantamento das fontes inclui tanto arquivos quanto levantamento bibliográfico, ambos são importantes para a pesquisa histórica. ( ) A coleta das fontes pretende tornar o material empírico e bibliográfico disponível para o pesquisador, que pode se beneficiar de softwares de referenciamento. — Verdadeiro (V). Softwares ajudam na organização e no acesso ao material coletado. ( ) É na etapa de análise das fontes que será construída uma inter-relação entre os dados, a metodologia de pesquisa e o arcabouço conceitual e teórico. — Verdadeiro (V). A análise integra dados com teoria e metodologia para responder à problemática. Portanto, a sequência correta é: V – F – V – V. Alternativa correta: a) V – F – V – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina