Buscar

RELACIONE OS TIPOS DE MELANINA E A COR DO PÊLO.

💡 6 Respostas

User badge image

Fer Filho

a melanina e um hormonio ativado pelo sol que nos protege do raios v e com isso ele da uma tonalidade na pele , quanto mais escura for a cor maior a protecao maior a quantidade de melanina quanto mais claro menor a quantidade menor a protecao menor.

0
Dislike0
User badge image

Monaliza Mendel

A melanina é produzida nos melanócitos e garante proteção contra a ação nociva do sol

Os seres humanos apresentam diversas tonalidades de pele e de pelos. A coloração dessas estruturas resulta da interação de vários pigmentos, como carotenoides, hemoglobina e a melanina, sendo esse último o principal responsável por promover a coloração.

A melanina é uma proteína produzida a partir da tirosina (um aminoácido essencial) por células especializadas denominadas de melanócitos. Esse pigmento apresenta normalmente coloração marrom e sua principal função é proteger o DNA contra a ação nociva da radiação emitida pelo sol.

Os melanócitos possuem um citoplasma em formato de glóbulo de onde saem prolongamentos que seguem em direção à superfície da epiderme. No seu caminho, os prolongamentos adentram células denominadas queratinócitos e introduzem o pigmento em seu interior. A associação melanócito e queratinócito é chamada deunidade epidérmico-melânica e normalmente é formada por apenas um melanócito e mais de trinta queratinócitos.

 

A produção de melanina nos melanócitos ocorre mais precisamente no interior de organelas denominadas de melanossomos. É a quantidade dessas organelas que determina se uma pele será mais ou menos pigmentada. Nos melanócitos ocorrem diversas reações estimuladas principalmente pela enzima tirosinase, que oxida a tirosina.

Dois subtipos de melanina são produzidas no interior dos melanossomos: a eumelanina e a feomelanina. A eumelanina possui um alto peso molecular e destaca-se por apresentar uma cor que varia de marrom a negro. A feomelanina, por sua vez, possui coloração vermelha ou amarela.

A melanina pode ser classificada ainda em construtiva e facultativa. O primeiro tipo é determinado pelos nossos genes e não necessita, portanto, de exposição solar para ser produzida. A facultativa, por sua vez, é sintetizada somente após a exposição aos raios ultravioletas. Assim sendo, a cor facultativa da pele é reversível, enquanto a construtiva é herdada e não pode ser alterada.

O escurecimento da pele (cor facultativa) observado após a exposição ao Sol funciona como uma reação do nosso corpo para realizar a fotoproteção de nosso material genético. Algumas vezes, no entanto, a exposição é muito excessiva e desencadeia importantes alterações, tais como melasma e lentigos. Além disso, uma prolongada exposição sem proteção ao longo dos anos pode gerar o desenvolvimento de cânceresde pele.

Curiosidade: Pessoas albinas não são capazes de produzir melanina em virtude de uma deficiência na ação da tirosinase ou então pela ineficiência no transporte de tirosina para o interior dos melanócitos. É uma doença hereditária, e pessoas com esse problema apresentam pele, cabelos e olhos muito claros.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A melanina é uma substância derivada do aminoácido tirosina que contribui para a pigmentação de determinadas partes do corpo. Algumas peles, pelos, cabelos e olhos recebem a melanina o que lhes confere a cor marrom e quando mais concentrada o preto. Assim, quanto maior for a concentração de melanina na pele, mais escura será a pessoa.


Assim, os loiros, de pele clara, olhos azuis ou verdes, possuem menos melanina que os morenos. Já os albinos, pessoas muito brancas que sofrem do albinismo, possuem falta de melanina no corpo.


Em resumo, há três tipos de Melanina:

-Eumelanina: tipo mais comum de melanina de coloração marrom ou preta, encontrada nas pessoas morenas.

-Feomelanina: melanina de coloração avermelhada e amarelada, que surge nas pessoas loiras e ruivas.

-Neuromelanina: pigmento escuro presente no cérebro. A perda desse tipo de substância pode levar a sérios problemas neurológicos, por exemplo, a doença de Parkinson


Assim, podemos relacionar os tipos de melanina com a cor do pelo da seguinte forma:

-Eumelanina: pelo escuro (castanho/preto)

-Feomelanina: pelo loiro e ruivo

Fonte: https://www.todamateria.com.br/melanina/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais