Buscar

Como o processo de glicosilação se relaciona com a estrutura do colágeno?

💡 2 Respostas

User badge image

tata b

c

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Por definição, temos que a glicosilação trata-se da adição de sacarídeos às cadeias protéicas. Tal processo é fundamental para a formação das proteínas de membrana e secretórias.


Sabemos que há dois tipos de glicosilação, a seguir:

a nitrogênio-glicosilação (N-glicosilação), que ocorre no nitrogênio da amida de cadeias laterais de asparagina e a oxigênio-glicosilação, que ocorre no hidróxi oxigênio de serina e treonina.


Dessa forma, a modificação de proteínas pela glicose e a associação de reações de Maillard levam à formação de ligações cruzadas graduais no colágeno que são características nos indivíduos idosos, levando à deterioração estrutural e funcional dos tecidos. A controvérsia da teoria, entretanto, está em saber até que ponto as proteínas com período de vida longo podem evidenciar um aumento progressivo da glicosilação relacionada com a idade, tal como tem sido observado no colágeno da pele humana.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais