Logo Passei Direto
Buscar

Teologia

UNIASSELVI IERGS

Excerto 1 Há diferentes maneiras de diagnosticar a presença do secularismo em nossa cultura. De forma pragmática, podemos observar comportamentos e...

Excerto 1

Há diferentes maneiras de diagnosticar a presença do secularismo em nossa cultura. De forma pragmática, podemos observar comportamentos e formas de relacionamento que expressam uma visão secularista da vida. Entre os sintomas mais evidentes que afetam diretamente nossa maneira de perceber o mundo e viver a fé cristã, destacam-se o racionalismo, o individualismo e o consumismo.


Excerto 2

“Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros, de sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus.” (Filipenses 2,3-5)

HORTON, M. S. Cristianismo sem Cristo: o evangelicalismo e a crise do Ocidente. São Paulo: Cultura Cristã, 2009.

Com base nos excertos apresentados e na reflexão sobre Teologia, liberdade e cultura contemporânea, analise as afirmativas a seguir:

I. A igreja institucionalista expressa o secularismo quando passa a existir principalmente para manter sua própria estrutura, deixando de participar da missão de Deus (missio Dei) na história humana.



II. Nas igrejas e na vivência cristã, observa-se que uma postura fundamentalista tende a colocar doutrinas e conceitos acima do amor ao próximo. Nesse sentido, o fundamentalismo está associado ao racionalismo.



III. A carnalidade se manifesta no consumismo religioso, presente em igrejas que comercializam o Evangelho e suas bênçãos, desenvolvendo uma teologia da prosperidade orientada ao egocentrismo consumista.



IV. O consumismo está intimamente ligado ao individualismo e pode ser entendido como uma prática pecaminosa de consumo. Embora o consumo seja necessário para a vida humana, o consumismo é excessivo e manifesta o egoísmo no indivíduo.

É correto o que se afirma em:

A) I, II e III, apenas. 

B) I, II, III e IV. 

C) II e IV, apenas. 

D) I, apenas.

E) III e IV, apenas. 


User badge image
Daniel Santorum Goulart

há 2 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A igreja institucionalista expressa o secularismo quando passa a existir principalmente para manter sua própria estrutura, deixando de participar da missão de Deus (missio Dei) na história humana. Correto. Isso reflete uma crítica comum ao secularismo dentro da igreja, que perde o foco da missão divina. II. Nas igrejas e na vivência cristã, observa-se que uma postura fundamentalista tende a colocar doutrinas e conceitos acima do amor ao próximo. Nesse sentido, o fundamentalismo está associado ao racionalismo. Parcialmente correto, o fundamentalismo pode priorizar doutrinas rígidas, mas associá-lo diretamente ao racionalismo não é preciso, pois o racionalismo enfatiza a razão e o conhecimento, enquanto o fundamentalismo pode ser mais dogmático e menos aberto à razão crítica. III. A carnalidade se manifesta no consumismo religioso, presente em igrejas que comercializam o Evangelho e suas bênçãos, desenvolvendo uma teologia da prosperidade orientada ao egocentrismo consumista. Correto. Essa crítica é comum em relação à teologia da prosperidade e ao consumismo religioso. IV. O consumismo está intimamente ligado ao individualismo e pode ser entendido como uma prática pecaminosa de consumo. Embora o consumo seja necessário para a vida humana, o consumismo é excessivo e manifesta o egoísmo no indivíduo. Correto. Essa definição está alinhada com a crítica ao consumismo como prática excessiva e egoísta. Conclusão: - I está correto. - II está incorreto por associar fundamentalismo ao racionalismo. - III está correto. - IV está correto. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros (I, III e IV) é: A) I, II e III, apenas. — Incorreta (II está errada) B) I, II, III e IV. — Incorreta (II está errada) C) II e IV, apenas. — Incorreta (II está errada) D) I, apenas. — Incorreta (III e IV também estão corretos) E) III e IV, apenas. — Incorreta (I também está correta) Nenhuma alternativa corresponde exatamente aos itens corretos (I, III e IV). Porém, considerando que a questão pede a alternativa correta e que II está incorreta, a alternativa que mais se aproxima é: A) I, II e III, apenas. Mas como II está incorreta, a alternativa correta, considerando os itens verdadeiros, seria: I, III e IV. Como essa alternativa não está disponível, a resposta correta é: Você tem que criar uma nova pergunta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais conteúdos dessa disciplina