4) Uma pessoa praticou um crime bárbaro, violento, contra uma criança de três anos. Após o crime, o assassino voltou para casa, jantou com seus pais e assistiu à televisão tranquilamente. Foi preso, julgado e condenado a 20 anos de prisão e seus pais foram condenados por 10 anos pelo mesmo crime pelo simples fato de serem pais de um criminoso violento. Essa decisão:
a.
É acertada e deveria ser praticada mais vezes em todo o mundo.
b.
É inconstitucional.
c.
É prevista no Código Penal brasileiro.
d.
É prevista nos tratados da OEA.
e.
É desumana porque os pais não tiveram direito a advogado.
5)Um político é preso após terem sido realizadas gravações pela polícia, nas quais ele é flagrado com a prática de corrupção. Levado o caso a julgamento, o magistrado determina a imediata soltura do preso, sob alegação de que:
a.
Gravação de conversa telefônica não pode ser admitida como prova.
b.
A gravação da conversa estava inaudível.
c.
São inadmissíveis provas ilícitas e essa gravação não havia sido autorizada.
d.
A gravação havia sido autorizada apenas para horário comercial e fora feita em horário noturno.
e.
Políticos não podem ser presos durante o mandado.
6)São direitos sociais constitucionais no Brasil:
a.
Moradia e proteção à maternidade.
b.
Livre manifestação do pensamento de todos.
c.
Liberdade de locomoção pelo território nacional.
d.
Proteção aos vulneráveis.
e.
Moradia e propriedade.
7) No Brasil, o dever do Estado em promover a saúde:
a.
É exclusivo.
b.
Não exclui o das empresas empregadoras.
c.
É inerente ao fato de o Estado ser um ente superior.
d.
Não exclui o das pessoas, das famílias, das empresas e da sociedade.
e.
É aplicável apenas em situação de comprovada gravidade da doença.
Ed
ontem
Vamos responder cada questão de forma direta e objetiva: 4) A decisão de condenar os pais pelo simples fato de serem pais de um criminoso é: b) É inconstitucional. Justificativa: No Brasil, a responsabilidade penal é pessoal, ou seja, ninguém pode ser punido por atos de terceiros. 5) Sobre a soltura do político com base em gravações: c) São inadmissíveis provas ilícitas e essa gravação não havia sido autorizada. Justificativa: Provas obtidas por meios ilícitos, como gravações não autorizadas, são inadmissíveis no processo penal. 6) Direitos sociais constitucionais no Brasil: a) Moradia e proteção à maternidade. Justificativa: São direitos sociais previstos no artigo 6º da Constituição Federal. 7) Dever do Estado em promover a saúde no Brasil: d) Não exclui o das pessoas, das famílias, das empresas e da sociedade. Justificativa: A promoção da saúde é dever do Estado, mas também envolve a participação da sociedade e demais atores. Se precisar de mais ajuda, é só chamar!
Cadastre-se ou realize login