Logo Passei Direto
Buscar
A respeito dos princípios da anterioridade e da irretroatividade, ambos princípios constitucionais do sistema tributário, assinale opção correta.
a) O princípio da irretroatividade se aplica apenas aos impostos e as taxas; o da anterioridade se aplica a todos os tipos de tributos.
b) O princípio da irretroatividade se aplica a todo tributo; o da anterioridade, por sua vez admite exceções.
c) Todos os impostos se submetem aos princípios da anterioridade e da irretroatividade, mas as taxas, contribuições e demais espécies tributárias somente se submetem ao princípio da irretroatividade.
d) O princípio da irretroatividade se aplica apenas aos tributos parafiscais; o da anterioridade, por sua vez, se aplica tanto aos tributos fiscais como aos extrafiscais.
e) Todos os tributos devem se submeter aos princípios da anterioridade e da irretroatividade.
User badge image
Questões Para o Saber

ontem

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ontem

Vamos analisar os princípios: - Princípio da anterioridade: impede que a lei tributária cobre tributos no mesmo exercício financeiro em que foi publicada, ou seja, a cobrança só pode ocorrer no exercício seguinte. Porém, há exceções, como o imposto sobre importação, exportação, empréstimos compulsórios, entre outros. - Princípio da irretroatividade: a lei tributária não pode retroagir para alcançar fatos geradores ocorridos antes de sua vigência, ou seja, não pode cobrar tributos de fatos passados. Agora, analisando as alternativas: a) Incorreta. O princípio da irretroatividade se aplica a todos os tributos, não apenas impostos e taxas. b) Correta. O princípio da irretroatividade se aplica a todo tributo; o da anterioridade admite exceções. c) Incorreta. As taxas e contribuições também estão sujeitas ao princípio da anterioridade, salvo exceções previstas. d) Incorreta. O princípio da irretroatividade não se aplica apenas a tributos parafiscais. e) Incorreta. Nem todos os tributos estão sujeitos ao princípio da anterioridade sem exceções. Portanto, a alternativa correta é: b) O princípio da irretroatividade se aplica a todo tributo; o da anterioridade, por sua vez admite exceções.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Determinada lei tributária prevê o valor do teto para a cobrança de uma taxa de fiscalização, permitindo que ato do Poder Executivo fixe o valor específico do tributo e autorizando o ministro da Economia a corrigir monetariamente, a partir de critérios próprios, esse valor.
A respeito dessa lei hipotética, considerando-se a jurisprudência do STF acerca do princípio da legalidade tributária, é correto afirmar que
A a delegação do ato infralegal para a fixação do valor da taxa ou determinação dos critérios para a sua correção é inconstitucional.
B os índices de correção monetária da taxa podem ser atualizados por ato do Poder Executivo, ainda que em percentual superior aos índices de correção monetária legalmente previstos.
C a fixação do valor da taxa por ato normativo infralegal, se em proporção razoável com os custos da atuação estatal, é permitida, devendo sua correção monetária ser atualizada em percentual não superior aos índices legalmente previstos.
D o Poder Executivo tem permissão legal para fixar discricionariamente o valor da correção monetária da referida taxa, independentemente de previsão legal de índice de correção.
E a fixação, em atos infralegais, de critérios para a correção monetária de taxas é inconstitucional, independentemente de observar expressa previsão legal.

Mais conteúdos dessa disciplina