Logo Passei Direto
Buscar
A necessidade de atender cada vez mais à grande oferta na produção e diversificação de alimentos faz com que os sistemas produtivos fiquem cada momento mais complexos e dinâmicos, aumentando a dificuldade ao acesso alimentar em várias nações do planeta e transformando outras em caóticas e centralizadoras. A compreensão das transformações que aconteceram e estão acontecendo no rural brasileiro passa, necessariamente, pelo estudo do processo histórico de constituição do rural enquanto espaço de produção e reprodução social de sua população. Sobre a relação entre agricultura, economia, sociedade e produção de alimentos, analise as sentenças a seguir:
Assinale a alternativa CORRETA:
I- As transformações no modelo agrícola nacional são uma resposta às mudanças sociais, políticas e econômicas vivenciadas ao longo da história do país.
II- A internacionalização do agronegócio, através da exportação de capitais, aprofundou a especialização dos monocultivos em determinados países e ampliou a desigualdade social e a fome.
III- Nas áreas mais afastadas dos grandes centros urbanos do centro-sul brasileiro, temos a presença do latifúndio, dos trabalhadores sem-terra, dos conflitos fundiários, das ocupações e da pobreza.
IV- Para que haja equilíbrio no campo, será necessária uma mudança no modelo produtivo da pequena agricultura familiar e de subsistência, que continua a praticar modelos ultrapassados.
User badge image
Questões Para o Saber

há 8 horas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 horas

Vamos analisar cada item: I- Correto. As transformações no modelo agrícola nacional refletem mudanças sociais, políticas e econômicas ao longo da história do Brasil. II- Correto. A internacionalização do agronegócio, com exportação de capitais, intensificou a especialização em monoculturas e contribuiu para o aumento da desigualdade social e da fome em algumas regiões. III- Correto. Nas áreas afastadas do centro-sul brasileiro, há presença de latifúndios, trabalhadores sem-terra, conflitos fundiários, ocupações e pobreza. IV- Incorreto. A pequena agricultura familiar e de subsistência não necessariamente pratica modelos ultrapassados; muitas vezes, ela é fundamental para a segurança alimentar e para práticas sustentáveis, e a mudança no modelo produtivo não deve ser generalizada como ultrapassada. Portanto, os itens corretos são I, II e III. A alternativa correta é: e) I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material: