Buscar

Quais são as funções SUPERIORES do sistema nervoso central? Por que recebem essa denominação?

💡 6 Respostas

User badge image

Rafael Zaffani

Consegui responder obrigado a quem aprovou a pergunta. As funções superiores do sistema nervoso central são os que comandam o raciocínio e as tomadas de decisão. Recebem essa denominação devido sua complexidade. obrigado a todos.
6
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A partir de um núcleo central, distribuem-se por todo o corpo as ramificações mais variadas da complexa estrutura nervosa. Popularmente, usa-se o termo “cérebro” para identificar a capacidade racional do homem, o que constitui uma imprecisão. Na verdade, é de todo o sistema nervoso que dependem as atividades consideradas humanas.


O Sistema Nervoso Central (SNC) é responsável por receber e transmitir informações para todo o organismo. Podemos defini-lo com a central de comando que coordena as atividades do corpo.

O Sistema Nervoso apresenta diversas divisões. Anatomicamente, é dividido em:

Sistema Nervoso Central (SNC): encéfalo e medula espinhal;
Sistema Nervoso Periférico (SNP): nervos e gânglios nervosos que conectam o SNC aos órgãos do corpo.


À medida que cresce, o indivíduo se torna apto a desempenhar funções cada vez mais diferenciadas. Aprende a falar, a manipular objetos, a controlar e dirigir movimentos que, pouco a pouco, se tornam automáticos. A aprendizagem é uma capacidade característica do homem e, como o emprego da lógica, do raciocínio e da capacidade de abstração, só existe graças ao sistema nervoso, que comanda inclusive o funcionamento dos órgãos que compõem o corpo humano. E ele que orienta as funções das vísceras, regula o funcionamento das glândulas e através de inúmeros receptores, capta as sensações do mundo exterior ou do próprio organismo e se encarrega de preparar respostas para essas sensações.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais