Buscar

Av2 - Ciências Contábeis – Economia

Av2 - Ciências Contábeis – Economia

 

1) O processo que se iniciou com as explorações mercantilistas além fronteira de seus países, buscando encontrar produtos novos para o comércio, bem como novos consumidores de seus produtos – e que se aprofundou com a natural integração econômica, social, cultural e política entre as partes, que foi em grande parte impulsionada pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI é a globalização. A busca de quais tipos e intercâmbio entre países impulsionou esse movimento?

Alternativas:

a) Gerencial, Operacional e Comercial.

b) Operacional, Funcional e Financeiro.

c) Funcional, Oficial e Produtivo.

d) Produtivo, Comercial e Financeiro.

e) Oficial, Gerencial e Operacional.

 

2) As empresas, em busca de maior rentabilidade de seus capitais, colocam-no em circulação pelo mundo, fortalecendo o movimento de globalização. Esse movimento, entretanto, evidencia que as economias nacionais têm pouco controle sobre os interesses dos capitais. Na busca de fortalecer as economias nacionais, os países se unem com interesses mútuos de buscar o crescimento econômico. Como denominamos a integração com apenas a redução/eliminação das restrições tarifárias e não tarifárias, com objetivo de permitir a livre circulação de mercadorias entre os países membros?

Alternativas:

a) União Aduaneira

b) Zona de Livre Comércio

c) Mercado Comum

d) União econômica

e) Integração Econômica Plena

 

3) O Brasil conheceu, nos anos 1980 e início da década de 1990, diversos planos econômicos com objetivo principal de combater a inflação. Os planos anteriores ao Plano Real, utilizaram a técnica de congelamento de preços e salários e a economia nacional verificava oscilações na inflação e no nível de crescimento econômico. Qual era o entendimento sobre o mecanismo de retroalimentação do processo inflacionário até então?

Alternativas:

a) Indexação.

b) Depreciação do capital.

c) Alta taxas de juros.

d) Excesso de Demanda.

e) Custos de produção.

 

4) Na implantação do Plano Real tínhamos, como uma grande dificuldade no combate à inflação, a economia nacional que estivera totalmente fechada até 1989 e que ainda era incipiente nos primeiros anos da década de 1990, quando começou a abertura comercial, seguida pela abertura financeira nos anos seguintes. O plano conseguiu reduzir a inflação e mantê-la sob controle... para isso, ele foi implementado em três fases. Qual a última etapa, que definitivamente implantou a nova moeda no país?

Alternativas:

a) O ajuste fiscal.

b) A equalização dos custos.

c) A distribuição das rendas.

d) O congelamento de preços.

e) A reforma monetária.

5) A curva de demanda é negativamente inclinada porque se o preço de um bem aumenta, há uma a queda da quantidade demandada e vice-versa. A inclinação dessa curva deve-se ao efeito conjunto de dois fatores. Quais?

Alternativas:

a) Efeito Gosto e Efeito Qualidade.

b) Efeito Insumo e Efeito Qualidade.

c) Efeito Substituição e Efeito Renda.

d) Efeito Gosto e Efeito Renda.

e) Efeito Substituição e Efeito Qualidade.

💡 7 Respostas

User badge image

João Ricardo Mazeo de Souza

1- d

2- b

3- a

4- e

5- c

3
Dislike0
User badge image

Junia Telles

av1? por favor????
1
Dislike0
User badge image

Ricardo Matos Silva

obrigado João !!
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais