Buscar

Assinale a única alternativa que é FALSA no seu enunciado.

03 . Escolha simples. A questão trata da religiosidade e suas influências na sociedade civil. Você talvez precise confirmar algumas informações em pesquisas adicionais, fora do livro-texto. 

a)  ( ) As sociedades são, de modo geral, influenciadas por elementos religiosos. Há países em que a religião determina o comportamento social, exemplo da Índia e de países de forte tradição islâmica. Entretanto, também países de tradição cristã sofrem essa influência, como se pôde notar no impacto que a renúncia do Papa Bento XVI teve no cenário político- religioso internacional, sendo capa de jornais, revistas e tema constante nos noticiários.

b)  ( ) Na Idade Média, após a Reforma Protestante, mesmo com a Paz de Augsburgo, as pessoas ainda não haviam adquirido o direito de escolher livremente sua religião. Se vivessem num principado cujo príncipe era católico deveriam seguir a religião do seu príncipe. Caso quisessem mudar de religião, deveriam procurar morada em um principado/território cujo príncipe fosse da religião que pretendessem seguir.

c)  (?) Um dos sistemas sociais mais vinculados ao mundo religioso é encontrado na Índia. É conhecido como sistema de castas. Nesse sistema, que é um exemplo de igualdade social e religiosa para a humanidade, cada cidadão hindu recebe direitos e deveres relativos à sua casta específica. Aqueles que nascem em castas superiores, como os brahmanes, têm o dever moral de auxiliar os de casta inferior, como os párias, acolhendo-os em suas casas para lhes ensinar o caminho da purificação espiritual bem como o exercício de novas profissões.

d)  ( ) O Judaísmo é uma religião étnica, ligada a um povo. Historicamente inicia com a aliança de Deus com Abraão, que deu origem ao povo hebreu, o qual, depois, passou a ser chamado de Israel. O Judaísmo sofreu inúmeras perseguições ao longo de sua história. A mais recente e conhecida foi sob o domínio nazista na 2a. Guerra Mundial, onde milhões de judeus foram assassinados sob o comando de Hitler. Apenas após 1948 é que os judeus passaram a ter a posse definitiva de um território, com a criação do Estado de Israel, num ato político da ONU.

e)  ( ) Outra importante influência da religião na sociedade civil é encontrada nas religiões orientais. Elas ensinam que deve haver grande respeito e honra pelos anciãos e idosos, que são considerados pessoas sábias, responsáveis pela conservação e transmissão das antigas tradições às novas gerações. Ser velho, no mundo oriental, não é um fardo, mas uma bênção, conforme afirmava Confúcio. 

💡 1 Resposta

User badge image

Guilherme Burzynski Dienes

c)  (?) Um dos sistemas sociais mais vinculados ao mundo religioso é encontrado na Índia. É conhecido como sistema de castas. Nesse sistema, que é um exemplo de igualdade social e religiosa para a humanidade (ele é extremamente criticado por ser estanque, possuindo os dalits, ou intocáveis, aos quais são reservados os trabalhos mais degradantes possíveis), cada cidadão hindu recebe direitos e deveres relativos à sua casta específica. Aqueles que nascem em castas superiores, como os brahmanes, têm o dever moral de auxiliar os de casta inferior, como os párias, acolhendo-os em suas casas para lhes ensinar o caminho da purificação espiritual bem como o exercício de novas profissões.

Na prática seria essa. O regime de castas é comparado ao apartheid da África do Sul, mas há um confronto muito grande lá neste momento entre islâmicos e hinduístas. Alguns filmes chegam até a retratar isso, mas é um reflexo da guerra da Índia contra o Paquistão.

 

2
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais