Escolhamúltipla - assinale aquelas que são VERDADEIRAS nos seus enunciados.

04. Escolha múltipla. A questão trata das origens e fatos históricos das grandes religiões. Analise com atenção as afirmativas e depois assinale aquelas que são VERDADEIRAS nos seus enunciados. Você talvez precise confirmar algumas informações em pesquisas adicionais, fora do livro-texto.

a) ( ) Nem todas as grandes religiões possuem um fundador ou data específica de criação. O Hinduísmo, por exemplo, não possui um personagem ou evento histórico específico que tenha marcado o seu início. Os indícios da formação do Hinduísmo apontam para uma influência dos arianos que invadiram o vale do rio Indo cerca de 1500 a.C., trazendo para a região da Índia elementos de religiões indo-européias, como a religião grega, romana e germânica. 

b)  ( ) O Budismo é considerado uma religião prototípica do Cristianismo. O seu fundador, Siddartha Gautama, é considerado um avatar messiânico, ou seja, um ser enviado por Deus para conduzir os povos orientais, salvando-os da tirania de Brahman. Mesmo tendo nascido quase cinco séculos antes de Jesus Cristo, Siddartha já proclamava a salvação através da adoração a Buda, o único deus budista, o que torna essa religião análoga ao monoteísmo cristão.

c)  ( ) As religiões orientais chinesas, especialmente o Taoísmo e o Confucionismo, surgiram na mesma época em que o Hinduísmo se dividiu em seis grandes escolas filosóficas. Os seus fundadores, conhecidos como Lao Tsé e Confúcio, foram discípulos da mesma escola hinduísta védica, o que explica a grande semelhança entre as crenças, ritos e pensamentos hindus com essas duas religiões, todas claramente antinomistas, aéticas e agnósticas.

d)  ( ) É possível estabelecer algumas similaridades entre as três grandes religiões monoteístas, proféticas e reveladas, conhecidas como Judaísmo, Cristianismo e Islamismo, citadas aqui na ordem sequencial em que foram fundadas. Entre as semelhanças podem ser citadas: a) referência ao patriarca Abraão; b) crença num deus criador do universo; c) temas e personagens comuns, como Adão e Eva e Moisés; d) aceitação de profetas, crença em anjos e no fim do mundo.

e)  ( ) Dentre os principais fatos históricos ligados às grandes religiões podemos citar o evento conhecido como Epifania, que marca a revelação de deus a cada um dos profetas das diferentes religiões. A epifania judaica se dá com Adão e Eva no episódio da serpente. A epifania islâmica ocorre com o arcanjo Gabriel e sua revelação ao profeta Maomé. Já a epifania cristã ocorre com a conversão do apóstolo Paulo e do mundo gentio ao cristianismo. A Epifania budista ainda não ocorreu. Segundo o calendário tibetano, deverá ocorrer na próxima encarnação do Dalai Lama. 

Disciplina:Cultura Religiosa1.519 materiais