Buscar

Qual a importância da genética para o meio ambiente, plantas e animais, saúde e evolução?

💡 3 Respostas

User badge image

Estudante PD

A genética é o estudo dos genes, que determinam as caracteristicas dos seres vivos, como espécie, cor do olho , cabelo, pele, etc. Fisicamente genes sao feitos de dna, mas numa sequencia especial, que é usada para fabricar uma proteina, que faz a expressão genica. Quanto a pergunta: em plantas é usado para estudo de resistencia a seca, pragas , virus, e plantas transgenica, (como introduçao de gens de resistencia a glifosato, ficando resistente a herbicida).Animais, a genética é usada para estudo de desenvolvimento embrionario, funcionamento de tecidos, resistencia e tratamento de doenças, como animais domesticos , como bovinos, mais produtivos. Em saude, humana, estudo, e tramento de doenças como hemofilia, fatores coagulaçao recombinantes, vacina contra hepatite b recombinante, etc. Na evoluçao  é estudado a relaçao filogenética, tipo "parentesco" entre os seres vivos, como classificaçao de Cavalier-Smith , que usa sequenciamento genico rna mensageiro , etc. para classificar.

A genetica de meio ambiente é usada para estudar a biodiversidade( numero de especies numa amostra , uma cidade,estado), e com isso conservar esses seres vivos, e dessa conservaçao pode resultar em lucros para sociedade , como novos remédios fitoterápicos, genes resistencia a doenças, cura ou tratamento de cancer futuramente, etc.

fonte:

Salzano, Francisco M. "Genética e ambiente." Revista Bioética 5.2 (2009).
Thompson e Thompson Genética Médica
 

introdução ao melhoramento genético de plantas. ronald josé barth pinto

Melhoramento Genético aplicado à Produção Animal Jonas. Carlos Campos

 

Cavalier-Smith, T. (1998). «A revised six-kingdom system of life». Biological Reviews of the Cambridge Philosophical Society (Cambridge University Press) 73:  pp. 203-266. doi:doi:10.1017/S0006323198005167. http://journals.cambridge.org/action/displayAbstract?fromPage=on-line&aid=685.

Cavalier-Smith, T. (2004). «Only six kingdoms of life». Proc. R. Soc. Lond. Série B 271:  pp. 1251-1262. http://www.cladocera.de/protozoa/cavalier-smith_2004_prs.pdf.

 

 

2
Dislike0
User badge image

Bárbara Maciel

Obrigada!

0
Dislike0
User badge image

Fernanda Borges

Também tenho interesse!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais