Buscar

Exemplos de doenças humanas multigênicas.

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

As doenças multigênicas são aquelas em que o fenótipo clínico é resultante da interação de diferentes mutações em diversos genes. Embora o risco da ocorrência da doença determinado por cada defeito genético isoladamente possa ser baixo, a presença simultânea de várias mutações aumenta o risco da sua ocorrência. As doenças mutigênicas podem também ser vistas como consequentes à interação de uma coleção heterogênia de fatores genéticos e ambientais. O conceito de doença multigênica aplica-se a numerosas condições clínicas como o cancer, hipertensão, diabetes, dislepidemia, obesidade, suscebilidade a infecções, doenças auto-imunes, osteoporose, aterosclerose e tromboembolismo venoso. Como uma grande proporção dos pacientes com trombose venosa ou embolia pulmonar tem uma tendência hereditária a hipercoagulabilidade, o termo "trombofilia" foi introduzido para descrever a predisposição genética aumentada à trombose venosa. Numerosos fatores genéticos que têm uma relação bem estabelecida ou suspeita com trombofilia foram ou estão sendo identificados: Mutações dos genes de antitrombina, de proteína C, proteína S, fatores genéticos em casos individuais permite compreender a tendência hereditária ao tromboembolismo sob uma base mais objetiva e quantificável.

fonte:

Ciênc. cult. (SAo Paulo);52(6):352-357, Nov.-Dec. 2000. ilus, tab.

 

 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Alguns distúrbios, como a doença falciforme e a fibrose cística , são causados ​​por mutações em um único gene. As causas de muitos outros distúrbios, no entanto, são muito mais complexas. Problemas médicos comuns, como doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e obesidade, não têm uma única causa genética.


Eles provavelmente estão associados aos efeitos de múltiplos genes (poligênicos) em combinação com estilo de vida e fatores ambientais. As condições causadas por muitos fatores contribuintes são denominadas transtornos complexos ou multifatoriais. Embora os transtornos complexos geralmente se agrupem nas famílias, eles não têm um padrão claro de herança. Isso torna difícil determinar o risco de uma pessoa herdar ou transmitir esses transtornos.


Transtornos complexos também são difíceis de estudar e tratar porque os fatores específicos que causam a maioria desses transtornos ainda não foram identificados. Os pesquisadores continuam a procurar os principais genes que contribuem para muitos distúrbios complexos comuns.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais