Buscar

Questão de escolha múltipla. São plenamente VERDADEIRAS nos seus enunciados.

05. Questão de escolha múltipla. A Religião já esteve ligada a muitos conflitos, inclusive batalhas e guerras violentas. Alguns desses conflitos estão descritos nas alternativas abaixo. Porém, apenas duas das afirmativas abaixo são plenamente VERDADEIRAS nos seus enunciados. Identifique e assinale-as. Você talvez precise confirmar algumas informações em pesquisas adicionais, fora do livro-texto. 

a)  ( ) Uma das mais violentas guerras com suposta motivação religiosa ficou conhecida como As Cruzadas. Nas Cruzadas, cristãos e muçulmanos lutaram juntos contra o paganismo e as religiões bárbaras que haviam ocupado os territórios sagrados, especialmente as cidades de Jerusalém, Meca e Medina. Foi um dos poucos momentos históricos em que cristãos e muçulmanos uniram forças contra inimigos comuns, na busca de reconquistar para si as suas cidades sagradas.

b)  ( ) A Guerra dos Camponeses na Idade Média foi um marco importante para o sucesso da Reforma Protestante. Com o apoio incondicional dado por Lutero aos camponeses na luta contra a opressão religiosa e financeira do Vaticano, Lutero obteve o apoio tanto da nobreza quanto das classes populares na sua causa. A vitória dos camponeses nessa guerra culminou na ascensão de Lutero ao poder político-religioso da Alemanha.

c)  ( ) Um dos mais recentes conflitos de ordem político-religiosa é o que ocorreu entre a Índia e Paquistão. Esse conflito, que ainda provoca tensão na região fronteiriça da Kashemira, está ligado ao relacionamento conturbado entre adeptos do Hinduísmo e do Islã, visto ser essa uma região onde imperam grupos radicais e fundamentalistas.

d)  ( ) Uma das mais famosas ações da 2a. Guerra Mundial esteve ligada aos pilotos japoneses conhecidos como kamikazes. Estes, na iminência de perder a guerra para os aliados, começaram a sacrificar as próprias vidas, lançando seus aviões contra os navios de guerra americanos. Uma das motivações desse ato suicida era a lealdade à pátria e ao imperador japonês, considerado pelos xintoístas como um descendente direto dos deuses.

e) ( ) Segundo grande parte dos historiadores modernos, há provas irrefutáveis de que o genocídio de judeus na 2a. Guerra Mundial é um embuste histórico, ou seja, não aconteceu de fato. Como a mídia americana no Pós-Guerra estava sob o poder de judeus ricos e poderosos, ela criou um cenário falso e exagerado de mortes para sensibilizar o mundo e tentar obter benefícios em prol dos judeus, como de fato veio a acontecer com a criação do Estado de Israel. 

X

💡 3 Respostas

User badge image

Guilherme Burzynski Dienes

C e D são verdadeiras.

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

a)  (ACREDITO SER VERDADEIRA) Uma das mais violentas guerras com suposta motivação religiosa ficou conhecida como As Cruzadas. Nas Cruzadas, cristãos e muçulmanos lutaram juntos contra o paganismo e as religiões bárbaras que haviam ocupado os territórios sagrados, especialmente as cidades de Jerusalém, Meca e Medina. Foi um dos poucos momentos históricos em que cristãos e muçulmanos uniram forças contra inimigos comuns, na busca de reconquistar para si as suas cidades sagradas.

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais