Buscar

- Relação entre religião e ciência, fé e saúde

10- A questão trata da relação entre religião e ciência, fé e saúde. Assinale a ÚNICA alternativa cujo enunciado é VERDADEIRO. Diz o médico Joel Rennó Jr.: “há diversos estudos que comprovam a eficácia da fé na recuperação da saúde. Uma das funções das crenças religiosas pode ser a de alterar a atividade do sistema imunológico.” Muitos autores estudam as possíveis relações entre religião e saúde. Embora haja opiniões e conclusões díspares, o que serve para polemizar ainda mais o tema, observamos certa tendência na aceitação de que a fé e a religião melhoram a saúde. A partir da afirmação acima é possível dizer que:

 

a- ( ) A tendência do mundo do Século XXI, ao contrário do século passado, é a eliminação de toda e qualquer diferença entre ciência e religião.

 

 b- ( ) Medicina e espiritualidade tem promovido aproximações significativas e reconhecido o valor e as peculiaridades de cada uma no que tange à recuperação da saúde. Alternativa 2

💡 186 Respostas

User badge image

Guilherme Burzynski Dienes

Na prática médica, especialmente em tratamentos extremamente invasivos como quimioterapias, está cada vez mais sendo introduzido a idéia de medicina alternativa, ou seja, alternativas para que o paciente consiga amenizar os efeitos adversos das medicações administradas através de inúmeras formas, dentre elas a acupuntura, a religião, associada de acompanhamento psicológico.

 

Na prática, muitos psicólogos brasileiros não têm a bagagem necessária para tentar aliviar o sofrimento de uma pessoa já de idade submetida a um tratamento extremamente invasivo, e por essas razões é estimulada a religiosidade, existindo religiões que se proliferam pelas suas filosofias. Há a idéia de manter estas formas alternativas para amenizar o sofrimento da pessoa, e a religião e entendida como um meio para tanto, logo alternativa b.

89
Dislike4
User badge image

Stefanie Garcia

A minha resposta tbm seria a B. 
Uma vez que a saúde é pregada como algo que transcende a efera biológica, que o ser humano é um ser holistico e por isso muito mais complexo de tratar do que cirurgias, medicamentos e terapias com essa mesma intenção.
É valido e importante que as pessoas se aproximem e se apeguem naquilo que elas acreditam com a força que teem, isso ajudará a elas a passar por obstaculos mais dificeis em determinados momentos da vida, em especial da saúde.

23
Dislike3
User badge image

Estudante PD

Imaginei que fosse a B, porque a "a" foge muito da questão ela é muito vaga. E o resto de "c" a "e" era muito nonsense. Com posseção e tal.

14
Dislike5

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais