Buscar

Por que a teoria bipartida adota apenas o fato típico e ilícito para requisito de crime, e não adota a culpabilidade como teoria tripartida?

Me ajudem aii. 

Obrigada!

💡 2 Respostas

User badge image

Guilherme Burzynski Dienes

A teoria bipartida entende que a culpabilidade compõe a tipicidade e é apreciada quando se analisa o dolo ou culpa da conduta do indivíduo, já a tripartida entende que a tipicidade aprecia o dolo e culpa, a antijuridicidade a violação ao bem jurídico tutelado e a culpabilidade discute a imputabilidade do criminoso: se ele pode ser objeto de uma pena, ou uma medida de segurança (no caso de ser inimputável).

4
Dislike0
User badge image

Márcia Paula

A bipartida analisa apenas o dolo ou a culpa e a teoria tripartida analisa o dolo a culpa e se o corrreu alguma violação de algum bem jurídico discutindo a cupabilidade do criminoso. Neste caso irá ser discutido se o autor do fato tipico pegará uma pena ou apenas uma medida de segurança se for o caso.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais