alguém respondeu a avaliaçao 1 de contabilidade avançada do 8° semestre?

1)

De acordo com a Lei 6.404/76 (BRASIL, 1976), em seu artigo 243 e seus respectivos parágrafos, são coligadas as sociedades nas quais a investidora tenha influência significativa. Analise as alternativas a seguir e assinale a que represente o entendimento de influência significativa de acordo com a referida Lei:


Alternativas:

  • a)

    Considera-se que há influência significativa quando a investidora detém ou exerce o poder de participar nas decisões das políticas financeira ou operacional da investida, sem controlá-la.

  • b)

    Considera-se que há influência significativa quando a investidora absorve o patrimônio de outra, tendo como consequência a extinção da última e continuidade da primeira.

  • c)

    Considera-se que há influência significativa quando a investida transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia investida.

  • d)

    Considera-se que há influência significativa quando a investida detém ou exerce o poder de participar nas decisões das políticas financeira ou operacional da investidora, sendo imprescindível que obtenha o seu controle. 

2)

De forma geral, de acordo com os Pronunciamentos Técnicos do CPC, as aplicações em participações no capital de outras sociedades, devem ser contabilizadas de acordo com a natureza do relacionamento entre investidor e investida. Conforme a Lei nº 6.404/76 art. 243 considera-se controlada:


Alternativas:

  • a)

    A sociedade na qual a controladora, apenas diretamente, tem os direitos de sócio que lhe assegurem, de modo temporário, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.

  • b)

    A sociedade na qual a controladora, diretamente ou através de outras controladas, tem os direitos de sócio que lhe assegurem, de modo permanente, preponderância nas deliberações sociais e o poder de eleger a maioria dos administradores.

  • c)

    A sociedade na qual a controladora, adquire capital de outra sociedade, porém, sem deter os direitos de sócio, dessa forma, não lhe é assegurada a preponderância nas deliberações sociais e o nem o poder de eleger a maioria dos administradores.

  • d)

    A sociedade na qual a controladora, diretamente ou através de outras controladas, agrega todas as ações de uma sociedade ao seu patrimônio, e dessa forma, a sucede em todos os direitos e obrigações.

3)

Quando falamos em investimentos, temos a necessidade de levarmos em consideração a definição quanto ao critério a ser adotado para fins de sua avaliação. No _________________, os investimentos serão avaliados com base em seu preço de aquisição, ou seja, o quanto realmente foi desembolsado a título de valor para fins de compra e no _________________os resultados de qualquer alteração ocorrida no patrimônio de uma controlada ou coligada, deverão ser registrados no exato período que motivou o evento, não importando se eles foram ou não distribuídos. Os critérios que correspondem corretamente aos campos em branco no texto são:


Alternativas:

  • a)

    Método de Custo e Método da Equivalência Patrimonial.

  • b)

    Método de Custo e Método da Equivalência Direta.

  • c)

    Método de Avaliação e Método de Equivalência Patrimonial.

  • d)

    Método de Avaliação e Método da Equivalência Direta.

4)

De acordo com o art. 178 da Lei 6.404/76 as contas no balanço serão classificadas segundo os elementos do patrimônio que registrem, e agrupadas de modo a facilitar o conhecimento e a análise da situação financeira da companhia. Diante dessa premissa analise as afirmativas a seguir:

I. No ativo, as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez dos elementos nelas registrados, compostos pelos grupos de ativo circulante e ativo não circulante.

II. O ativo não circulante, de acordo com a referida Lei é composto por ativo realizável em longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.

III. A aquisição de uma máquina ou de um equipamento para ser utilizado no parque fabril da indústria, deve ser classificada como investimento no grupo ativo não circulante.

Estão corretas as afirmativas:


Alternativas:

  • a)

    I e III.

  • b)

    I e II.

  • c)

    II e III.

  • d)

    I, II e III.

5)

As informações contábeis são destinadas aos mais variados tipos de usuários, tanto os internos quanto os externos em relação ao ambiente das entidades. Os usuários internos das demonstrações utilizam dessas informações para fins de condução e gerenciamento da empresa, possibilitando nas tomadas de decisões das mais variadas, permitindo o planejamento, controle e o acompanhamento do desempenho organizacional, com intuito de atender a um dos fundamentais Princípios Contábeis, que é o princípio da:


Alternativas:

  • a)

    Oportunidade.

  • b)

    Tempestividade.

  • c)

    Continuidade.

  • d)

    Entidade.

 
Disciplina:contabilidade avanÇada1.519 materiais