A constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988 determina o poder para que os entes da federação possam instituir tributos. A Constrituição da República atribuiu aos entes políticos admnistrativos Competência Tibutária, que não confunde com Capacidade Contributiva. Diante disso qual a diferente entre ambos?
Éverton Batista dos Santos Toffanetto
A competencia tributária consiste na capacidade de criar, instituir tributos por meio de lei. Trata-se da competência que os entes da federação (União, Estados-Menbros, DF, Munícipios) detém de por meio de lei instituir tributos. A repartição da competência tributária está prevista na CF/88.
A capacidade tributária, por outro lado, é a capacidade de arrecadar tributos. Nem sempre o ente estatal competente para instituir o tributo é aquele que o arrecada. Nessa hipótese, pode-se chegar a 2 situações: parafiscalidade (quando o ente responsável pela arrecadação fica com o o seu produto), e a sujeição ativa auxiliar (qdo o ente responsável pela arrecadação devolve o valor arrecadado ao ente que instituiu o tributo).
Espero ter ajudado!
Abraços!
Éverton Batista dos Santos Toffanetto
Princípio da Capacidade Contributiva:
A cobrança dos tributos (impostos) deverá ser graduada conforme aspectos PESSOAIS de cada contribuinte, ao contrário do anterior (cuja interpretação é OBJETIVA). Vai levar em conta aspectos subjetivos, Por exemplo: alíquota progressiva no IR e IPVA.
COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA
Divisão: Competência da CF/88; - Competência do CTN;
O direito ao crédito tributário parte da base cedida pela Constituição Federal;
DEFINIÇÃO:
É O PODER DE INSTITUIR O TRIBUTO.
Quem recebeu a competência tributária? União, Estados, Municípios e DF (arts. 153 a 156 da CF/88);
*Não há tributo sem lei anterior que o institua. SOMENTE A LEI PODE INSTITUIR TRIBUTO. E MP pode? Sim!!!! MP tem força de lei, não obstante o cunho da provisioriedade.*
Por exemplo: ITR – Imposto Territorial Rural: competência tributária exclusiva da União. *É possível delegar esta competência?*
Características
1ª Característica
A competência tributária é INDELEGÁVEL, pois os entes federativos são autônomos e possuem Poder Legislativo.
OBS: Pode haver delegação das funções de fiscalizar e arrecadar, pois isto é denominado CAPACIDADE TRIBUTÁRIA ATIVA (sujeito ativo pode receber o tributo). A CAPACIDADE TRIBUTÁRIA ATIVA pode ser delegada, desde que o faça MEDIANTE LEI. (Esta delegação pode ser revogada a qualquer tempo, TAMBÉM POR MEIO DE LEI).
Por exemplo: IPVA - competência privativa dos Estados e DF;
2ª Característica
A competência tributária é IRRENUNCIÁVEL, Por exemplo: IGF – Imposto Sobre Grandes Fortunas, competência da União, esta que ainda não fez a lei para exercer sua competência tributária.
3ª Característica
A competência tributária é FACULTATIVA; Por exemplo: A União ainda não fez a lei para exercer sua competência tributária em relação ao IGF, e poderá fazê-la a qualquer tempo, pois...
4ª Característica
A competência tributária é INCADUCÁVEL, ou seja, não existe prazo para instituir o tributo por lei (somente para cobrá-lo).
Acesse o site : www.webestudantil.com.br
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Direito nas Organizações
Mylene Freitas
Direito Tributário I
•ESTÁCIO
Piu Piu
Compartilhar