Buscar

Diferenciação de capacidade contributiva e competência tributária.

A constituição da Republica Federativa do Brasil de 1988 determina o poder para que os entes da federação possam instituir tributos.  A Constrituição da República atribuiu aos entes políticos admnistrativos Competência Tibutária, que não confunde com Capacidade Contributiva. Diante disso qual a diferente entre ambos?

💡 2 Respostas

User badge image

Éverton Batista dos Santos Toffanetto

A competencia tributária consiste na capacidade de criar, instituir tributos por meio de lei. Trata-se da competência que os entes da federação (União, Estados-Menbros, DF, Munícipios) detém de por meio de lei instituir tributos. A repartição da competência tributária está prevista na CF/88. 
A capacidade tributária, por outro lado, é a capacidade de arrecadar tributos. Nem sempre o ente estatal competente para instituir o tributo é aquele que o arrecada. Nessa hipótese, pode-se chegar a 2 situações: parafiscalidade (quando o ente responsável pela arrecadação fica com o o seu produto), e a sujeição ativa auxiliar (qdo o ente responsável pela arrecadação devolve o valor arrecadado ao ente que instituiu o tributo). 
Espero ter ajudado! 
Abraços! 

1
Dislike0
User badge image

Éverton Batista dos Santos Toffanetto

Princípio da Capacidade Contributiva: 
A cobrança dos tributos (impostos) deverá ser graduada conforme aspectos PESSOAIS de cada contribuinte, ao contrário do anterior (cuja interpretação é OBJETIVA). Vai levar em conta aspectos subjetivos, Por exemplo: alíquota progressiva no IR e IPVA. 

COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA 

Divisão: Competência da CF/88; - Competência do CTN; 

O direito ao crédito tributário parte da base cedida pela Constituição Federal; 

DEFINIÇÃO: 
É O PODER DE INSTITUIR O TRIBUTO. 

Quem recebeu a competência tributária? União, Estados, Municípios e DF (arts. 153 a 156 da CF/88); 

*Não há tributo sem lei anterior que o institua. SOMENTE A LEI PODE INSTITUIR TRIBUTO. E MP pode? Sim!!!! MP tem força de lei, não obstante o cunho da provisioriedade.* 

Por exemplo: ITR – Imposto Territorial Rural: competência tributária exclusiva da União. *É possível delegar esta competência?* 


Características 


1ª Característica 
A competência tributária é INDELEGÁVEL, pois os entes federativos são autônomos e possuem Poder Legislativo. 

OBS: Pode haver delegação das funções de fiscalizar e arrecadar, pois isto é denominado CAPACIDADE TRIBUTÁRIA ATIVA (sujeito ativo pode receber o tributo). A CAPACIDADE TRIBUTÁRIA ATIVA pode ser delegada, desde que o faça MEDIANTE LEI. (Esta delegação pode ser revogada a qualquer tempo, TAMBÉM POR MEIO DE LEI). 

Por exemplo: IPVA - competência privativa dos Estados e DF; 

2ª Característica 
A competência tributária é IRRENUNCIÁVEL, Por exemplo: IGF – Imposto Sobre Grandes Fortunas, competência da União, esta que ainda não fez a lei para exercer sua competência tributária. 

3ª Característica 
A competência tributária é FACULTATIVA; Por exemplo: A União ainda não fez a lei para exercer sua competência tributária em relação ao IGF, e poderá fazê-la a qualquer tempo, pois... 

4ª Característica 
A competência tributária é INCADUCÁVEL, ou seja, não existe prazo para instituir o tributo por lei (somente para cobrá-lo). 

Acesse o site : www.webestudantil.com.br

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais