Buscar

O que se entende por Princípios Contratuais? Cite três doutrinadores para contribuir com seu entendimento.

Direito Civil - Contratos. 

💡 2 Respostas

User badge image

Walder Queiroz

DOUTRINADORES; 

ILUSTRISSIMA MARIA HELENA DE DINZ,Plabo Stoze, Sílvio Venosa, e o Flavio Tartuce.

Principal Fonte no Direito das Obrigações;

Contratos, Aots Unilaterais, e Atos Ilícitos.

Contrato é o acordo de duas ou mais vontades, na conformidade da ordem jurídica, destinado a estabelecer um regulamentação de interesses entre as partes, com o escopo de adquirir, modificar ou extinguir relações jurídicas de natureza patrimonial; sendo um negócio jurídico, requer, para sua validade, a observância dos requisitos legais, assim aduz Maria Helenade Diniz;(manisfestação de vontade,agente capaz, objeto lícito e forma prescrita ou não defesa em lei); ART 104,CC.

Requisitos subjetivos: existência de duas ou mais pessoas; capacidade genérica das partes contratantes para pratica atos da vida civil; aptidão específica para contratar; consentimento das partes contratantes.

Requisitos objetivos: dizem respeito ao objeto do contrato; a validade e eficácia do contrato, como um direito creditório, dependem da: a) licitude de seu objeto; b) possibilidade física ou jurídica do objeto; c) determinação de seu objeto, pois este deve ser certo ou, pelo menos, determinável; d) economicidade de seu objeto, que deverá versar sobre interesse economicamente apreciável, capaz de se converter, direta ou indiretamente, em dinheiro.

Requisitos formais: são atinentes à forma do contrato; a regra é a liberdade de forma, celebrando-se o contrato pelo livre consentimento das partes contratantes (CC, arts. 129 e 1079).

3
Dislike0
User badge image

Cleverson G. Lentz

Maria Helena Diniz Fábio olhoa coelho Flávio tartuce
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais