Buscar

E a fundação como se constitui e administra? Existe possibilidade de sua extinção? Em que hipóteses?

💡 2 Respostas

User badge image

Clariana Almeida

Para a criação de uma fundação são necessários alguns requisitos como:

  1.    Afetação de bens livres;
  2.    Instituição por escritura pública ou testamento;
  3.    Elaboração do estatuto da fundação; O ato normativo que disciplina os órgãos, a finalidade, as atribuições, o prazo (algumas fundações são temporárias) é o Estatuto. O Estatuto pode ser elaborado diretamente por seu instituidor ou, mediante delegação, por um terceiro, que fiduciariamente recebe a responsabilidade para criar a norma;
  4.    Aprovação do Estatuto; Quem aprova a elaboração do Estatuto é o Ministério Púbico, regra geral.
  5.    Registro da Fundação no CRPJ (Cartório de Registro de Pessoas Jurídicas).

A administração se dá por meio da assembleia geral seguindo os requisitos previstos no estatuto. Sim ela pode ser extinta possuindo 4 hipóteses: convencional quando por escolha dos próprios integrantes da pessoa jurídica decidem respeitando o estatuto;  Administrativa quando dependem de autorização do Poder Público e esta é cassada, seja por infração a disposição de ordem pública ou prática de atos contrários aos fins declarados no seu estatuto; ). Legal em razão de motivo determinante na le e judicial nesse caso, observada uma das hipóteses de dissolução previstas em lei ou no estatuto.

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

Primeiramente, o instituidor deve fazer, por escritura pública ou testamento, dotação de bens livres, especificando a finalidade (deve ser uma daquelas listadas no rol do art. 62, §único, do CC), bem como a maneira de administrar (essa parte final é facultativa.

A constituição de toda pessoa jurídica ocorre com o registro dos seus atos constitutivos (in casu, estatuto) perante os órgãos competentes (in casu, RCPJ).

O estatuto será elaborado por quem couber a aplicação do patrimônio (art. 65, do CC), com aprovação do Ministério Público. Inerte, a elaboração caberá diretamente ao Ministério Público.

A administração será feita com observância da finalidade a que foi constituída, sem possibilidade de lucro, mas deve o administrador observar a necessidade de saldo positivo para manutenção da fundação, sempre com reinvestimento do excedente na própria fundação, inclusive para pagamento de salários.

Lembramos que o Ministério Público observa a administração e o cumprimento do Estatuto, pois se trata de instituição que velará pelas fundações (art. 66, do CC).

A fundação pode ser extinta quando se tornar ilícita, impossível ou inútil a sua finalidade ou quando vencido prazo fixado, devendo a extinção ser promovida pelo Ministério Público ou qualquer interessado, " incorporando-se o seu patrimônio, salvo disposição em contrário no ato constitutivo, ou no estatuto, em outra fundação, designada pelo juiz, que se proponha a fim igual ou semelhante." (art. 69, do CC)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais