Buscar

é possível indenização em razão de dano futuro?

é possível indenização em razão de dano futuro? questão discutida entre os doutrinadores. Qual o ponto de vista de vocês? fundamentem.

💡 1 Resposta

User badge image

Diego Castro

Bruna meu anjo, que pergunta foi essa heim... Vossa excelência aperto meio mundo agora haja visto que no Direito sempre encontramos Doutrinadores da direita e da esquerda, mas  vamos lá...

O Art. 927. c/c com o Parágrafo Único do C.C. deixa claro  "Aquele que por ato ilícito (Art 186, 187 C.C) causar dano a outrem independente de culpa fica obrigado a repara-lo"

Existe a possibilidade somente em se tratando de lucros cessantes decorridos de dano material possível de comprovação (Art. 333 CPC), dificilmente em danos morais, uma vez que se tornaria quase impossível a sua comprovação.

EX1: Joãozinho firmou contrato de prestação de serviço com empresa OLX48SIYA, e por ação de terceiros Joãozinho teve o contrato anulado.

Joãozinho teria um ganho futuro de 200 mil reais e pelo cancelamento do contrato fico no prejuízo.

Neste caso cabe os lucros cessantes em decorrência que o contrato já estava firmado, e foi cancelado devido atitudes de terceiros, e seu recebimento já estava certo.

Ex2: Um médico conceituado a mais de dois anos tem em média 100 atendimentos diários em seu escritório, e após uma historia falsa historia contada pelo jornal local, que dizia que o respectivo Médico não tinha diploma para exercer suas funções, esse teve os atendimentos reduzidos a 20 diários.

Neste caso é claro que o fato ocorrido causou um dano momentâneo e futuro, passivo de restituição. (Art. 944C.C)

Art. 950 Se da ofensa resultar defeito pelo qual o ofendido não possa exercer o seu ofício ou profissão, ou se lhe diminua a capacidade de trabalho, a indenização, além das despesas do tratamento e lucros cessantes até ao fim da convalescença, incluirá pensão correspondente à importância do trabalho para que se inabilitou, ou da depreciação que ele sofreu.

Art. 944 C.C. a Indenização mede-se pela extensão do dano

Bom, espero ter conseguido ajudar, obrigado qualquer dúvida entre em contato comigo estarei à disposição. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais