Buscar

1. Sobre o instrumento jurídico denominado Medida Provisória que não é lei, mas tem força de lei, assinale a afirmativa correta.

a) ( ) A sua eficácia dura sessenta dias contados da publicação, podendo a medida ser prorrogada apenas duas vezes, ambas por igual período.

b) ( ) Para a aprovação se faz necessário a maioria absoluta dos votos das duas casas do Congresso Nacional em sessão conjunta.

c) ( ) A Medida Provisória, embora não seja lei, tem força de lei, pois uma vez publicada, seu cumprimento será obrigatório, podendo transformar-se em lei, caso o Congresso Nacional a aprove.

d) ( ) A edição de Medida Provisória poderá ser proposta por qualquer parlamentar da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal.

💡 7 Respostas

User badge image

Guilherme Burzynski Dienes

Correta: C - Art. 62, caput, CF.

as demais:

( ) A sua eficácia dura sessenta dias contados da publicação, podendo a medida ser prorrogada apenas duas vezes, ambas por igual período. (é prorrogável apenas uma vez por 60 dias art. 62, §7º, CF).
( ) Para a aprovação se faz necessário a maioria absoluta dos votos das duas casas do Congresso Nacional em sessão conjunta. (equivale-se à lei ordinária, logo maioria simples)

( ) A edição de Medida Provisória poderá ser proposta por qualquer parlamentar da Câmara dos Deputados ou do Senado Federal. (o ato é de competência exclusiva do Presidente da República - Art. 62. Em caso de relevância e urgência, o Presidente da República poderá adotar medidas provisórias)

 

1
Dislike0
User badge image

Carlos Alberto

Sigo o voto do Colega Burzyski

resposta correta C

0
Dislike0
User badge image

Carlos Alberto

resposta é a B

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais