Buscar

Direito tributário - imposto de importação

Uma empresa celebrou um contrato de importação de equipamentos em que se mencionava uma alíquota de 5% (cinco por cento) no imposto de importação. Todavia, por ocasião da entrada do bem no Brasil, ocorrida no mesmo ano da celebração do contrato, a alíquota exigida é 10% (dez) por cento. Qual deve ser a alíquota aplicada?

💡 3 Respostas

User badge image

CZAR

opinião. Impostos extrafiscais - FINALIDADE REGULATÓRIA. pode ser alterado . devendo respeitar o principio da anerioridade. o i posto a ser aplicado é o de 10%
0
Dislike0
User badge image

CZAR

anterioridade* e excecoes (nonagesimal e anual)
0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

No sistema tributário, as convenções particulares não são oponíveis à Fazenda Pública. A relação tributária se estabelece entre o Fisco, de um lado, como seu sujeito ativo, e, de outro, o contribuinte, como seu sujeito passivo. É uma relação de natureza objetiva, em que não devem ser admitidos elementos estranhos.

Desta forma, para a Fazenda Pública, pouco importa se as duas empresas celebraram um contrato que mencionava uma alíquota de 5%. 

Se no momento do fato gerador a alíquota era de 10%, esta será a alíquota aplicada.

Importa rememorar que o fato gerador do Imposto de Importação ocorre quando da entrada de produtos estrangeiros no território nacional.

"Art. 1º do Decreto-Lei nº 37. O Imposto sobre a Importação incide sobre mercadoria estrangeira e tem como fato gerador sua entrada no Território Nacional."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais