Buscar

DIREITOS REAIS- Posse e Propriedade

Oque é posse direta e indireta ?

💡 2 Respostas

User badge image

Heliton Lima

Melhor resposta embasada juridicamente acho meio impossível, pois este doutrinador faz jus a complexibilidade que cerca o Direito de Propriedade do Código Civil.

 

"Posse direta ou imediata – aquela que é exercida por quem tem a coisa materialmente, havendo um poder físico imediato. Como possuidores diretos podem ser citados o locatário, o depositário, o comodatário e o usufrutuário.


Posse indireta ou mediata – exercida por meio de outra pessoa, havendo exercício de direito, geralmente decorrente da propriedade. Exemplos: locador, depositante, comodante e nu-proprietário."

Tartuce,Flávio. Manual de Direito Civil 2015, pg 683.

 

Lembrando também sobre o termo em latim sobre a posse:

 

Jus Possidendi > aquele que é proprietário e tambem possuidor(que pode ou não estar exercendo o uso da propriedade).

Jus Possessionis > aquele que obtem a posse da propriedade, mas não é o proprietário.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Para Gonçalves, propriedade é o direito "que uma pessoa singular ou coletiva efetivamente exerce numa cousa certa e determinada, em regra, perpetuamente, de modo normalmente absoluto, sempre exclusivo e que todas as outras pessoas são obrigadas a respeitar”.

Ainda segundo Gonçalves, propriedade é formada por elementos que a caracterizam como instituto de direito real. Estes elementos são:

  • o direito de usar (jus utendi), que consiste no fato do dono da propriedade poder servir-se da coisa e utilizá-la da maneira que melhor achar conveniente;
  • o direito de usufruir (jus fruendi), que consiste no fato do dono da propriedade retirar os frutos concebidos por esta ultima;
  • o direito de dispor da coisa (jus abutendi), que consiste no fato do proprietário poder transferir ou alienar a propriedade a terceiro e
  • o direito de reaver a coisa (rei vindicatio), que consiste no fato do proprietário poder reivindicar a coisa que esteja injustamente nas mãos de outrem.

Para Aloísio Santiago Júnior, "a propriedade é o direito real por excelência e dele partem todos os outros direitos que se formam pela possibilidade de movimentar, o seu titular, os poderes inerentes do domínio.”

Quanto ao conceito de posse, há muita discussão doutrinária:

Savigny defende a teoria subjetiva da posse. Para ele, a posse caracterizaria-se pela conjugação de dois elementos: o corpus, elemento objetivo que consiste na detenção física da coisa, e o animus, elemento subjetivo, que se encontra na intenção de exercer sobre a coisa um poder no interesse próprio e de defendê-la contra a intervenção de outrem. Não é propriamente a convicção de ser dono, mas antes a vontade de tê-la – a coisa – como sua (animus domini ou animus rem sibi habendi), ou seja, a vontade de exercer a propriedade como se fosse o seu titular. Dessarte, a posse seria, para Savigny, este corpus (coisa) + animus (intenção de ter a coisa).

Ihering defende a teoria objetiva da posse. Nesta teoria, ao animus não é tão importante. Para Ihering, basta o corpus – o objeto – para a caracterização da posse. Tal expressão, contudo, não significa contato físico com a coisa, mas sim conduta de dono.

Diz-se que o atual código civil adotou a teoria de Ihering:

"Art. 1.196. Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exercício, pleno ou não, de algum dos poderes inerentes à propriedade."

Quanto a natureza jurídica da posse, Savigny sustenta que a posse é ao mesmo tempo um direito e um fato. Se considerada em si mesma é um fato. Considerada nos efeitos que gera, sendo eles usucapião e interditos, ela se apresenta como um direito.

Para Ihering, a posse nada mais é que um direito. Partindo ele, de sua definição de direito subjetivo, segundo o qual aquele é o interesse juridicamente protegido.

Há alguns doutrinadores que defendem ser a posse um direito real e não um estado de fato. Neste sentido, aduz Maria Helena Dinizque a posse é um direito real, posto que é a visibilidade ou desmembramento da propriedade.

Para Silvio Venosa a natureza da posse é de estado de aparência. 

Segundo Silvio Rodrigues, não se pode considerar a posse Direito Real, porque ela não figura na enumeração do artigo 1225 do Código Civil de 2002 que é praticamente os mesmos elencados no art 674 do Código Civil de 1916, posto que, aquela regra é taxativa e não exemplificativa, tratando-se aí de numerus clausus.

A posse direta pode ser explicada como a posse daquele que a exerce diretamente sobre a coisa, exercendo os poderes do proprietário, sem nenhum obstáculo, tendo, pois, o contato físico com a coisa.

Já a posse indireta é a do possuidor que entrega a coisa a outrem, em virtude de uma relação jurídica existente entre eles, como no caso de contrato de locação, deposito, comodato e tutela, quando couber ao tutor guardar os bens do tutelado. Nesta, portanto, não há contato físico do possuidor com a coisa.

No caso concreto, no contrato de locação, o locador (dono do imóvel que cede para quem lhe paga o preço) tem a posse indireta, enquanto o locatário (aquele que fica na coisa, e paga o aluguel) tem a posse direta.

Fonte:

https://discursosdedireito.wordpress.com/2015/09/29/sobre-a-posse-conceito-e-natureza-juridica-anotacoes-de-aula-e-fichamento-do-livro-direito-civil-brasileiro-vol-5-de-carlos-roberto-goncalves-editora-saraiva/

https://www.jurisway.org.br/v2/pergunta.asp?idmodelo=720

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais