Buscar

Qual é a relação do sistema cardiovascular com o sistema respiratório?

💡 7 Respostas

User badge image

Adriana Soares

O sistema circulatório e o sistema respiratório estão intimamente ligados, uma vez que é o sangue que transporta o oxigénio a todas as partes do corpo humano onde ele é necessário, sendo esse O2 inalado atraves das vias aéreas superiores até o pulmão e lá nos alvéolos ocorre a perfusão do O2 para a corrente sanguínea.

Espero ter ajuado!! bj

8
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Uma compreensão de como os sistemas respiratório e cardiovascular interagem requer conhecimento de como cada um dos sistemas funciona independentemente. O sistema cardiovascular do corpo humano é constituído pelo coração e vasos sanguíneos, que são divididos em artérias, veias e capilares.


O coração é responsável por bombear o sangue pelos vasos sangüíneos e é dividido em quatro câmaras, duas das quais são responsáveis ​​por movimentar sangue com pouca oxigenação e duas delas movimentam sangue altamente oxigenado. O sangue oxigenado, que é bombeado através do corpo através das artérias, fornece aos tecidos do corpo o oxigênio que eles precisam para viver.


Tanto o sistema cardiovascular quanto o respiratório trabalham com o mesmo objetivo: levar oxigênio aos tecidos e retirar o dióxido de carbono. O sistema respiratório está envolvido no suprimento de oxigênio para o sangue e na remoção de dióxido de carbono. Quando o coração recebe sangue com baixo teor de oxigênio e alto teor de dióxido de carbono, bombeia-o para os pulmões através das artérias pulmonares.


Quando os pulmões se expandem e recebem ar fresco do ambiente, o oxigênio é transferido (através dos alvéolos) para o sangue com baixo teor de oxigênio, que também envia parte de seu dióxido de carbono de volta para os pulmões. Agora que esse sangue tem oxigênio fresco, ele retorna ao coração e o coração o bombeia por todo o corpo.

7
Dislike0
User badge image

LEANDRO DE SOUZA

cardiovascular é grande circulação, dele sai para fazer trocas gasosas. circulatório respiratória e a pequena circulação sai do coração para o pulmão
2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais