Buscar

Alguém sabe qual a contribuição do Positivismo de Comte para o pensamento sociológico?

💡 3 Respostas

User badge image

Claudiron Gonçalves

Para entender como August Comte contribuiu para a Sociologia, devemos entender um pouco sobre a sua forma de pensar. Então, vamos lá.

Grosso modo, August Comte (1798-1857) propôs que a ciência passou por 3 estágios: Teológico, cujas explicações dos fenômenos encontrava-se nos deuses; Metafísico, no qual entidades abstratas tomaram o lugar desses deuses. P.ex., a pedra cai porque é “intrínseca à sua natureza” cair, i.e., buscar seu lugar natural. Por fim, o último estágio, que nos interessa aqui:

“Finalmente, no  estágio  positivo,  o  espírito  humano,  reconhecendo  a impossibilidade de obter noções absolutas, renuncia a procurar a origem e o destino do  universo  e  a  conhecer  as  causas  íntimas  dos  fenômenos,  para dedicar-se unicamente a descobrir, utilizando o raciocínio e a observação bem combinados, suas  leis  efetivas,  quer  dizer,  suas  relações  invariáveis  de sucessão  e  semelhança.  A explicação dos fatos,  reduzida  aos  seus  termos reais,  não  será  daqui  para  frente  outra  coisa  que  não  a  coordenação estabelecida entre os diversos fenômenos particulares e alguns fatos gerais, os quais as diversas ciências têm que limitar ao menor número possível.”. (Comte, 1830-1842; pp. 34-35).

            Esse último estágio marcou o século XIX (O positivismo). As ciências da natureza, bem como a matemática, eram o espelho cujas ciências humanas deveriam olhara a fim de evoluir. A metodologia dessas ciências era o ideal científico a ser alcançado.

Comte acreditava que o universo social, assim como o universo físico, era regido por leis universais, cuja apreensão dava-se pela observação direta. Destarte, o cientista social tinha que observar objetivamente a sociedade e descrever essas leis. A sociologia surgiu com ele, sob a alcunha de “física social”, e foi desenvolvida posteriormente por Durkheim.

Durkheim (1858-1917) descreve essa metodologia em seu livro “As Regras do método Sociológico” (1895), no qual recomenda “tratar os fatos como coisas”. Olhar para a sociedade tal como um biólogo olha para uma célula, mantendo um certo distanciamento, ser o mais objetivo possível. Esse espírito positivo – com empirismo, descritivíssimo, relativismo e objetivismo (só para citar alguns) – trazido por Comte (não somente por ele, claro, mas teve nele o ápice) influenciou por demais o desenvolvimento das ciências humanas e, portanto, a sociologia.

Referências:

Do Renascimento à Pós-modernidade - Gilbert Hottois, 2002, 3º Edição.

Psicologia Social: Perspectivas Psicológicas e Sociológicas - José Luis Alvaro e Alicia Garrido, 2007, 2º Edição.

As Regras do Método Sociológico – Emile Durkheim, 2007, 3º Edição (Editora Martins Fontes).

1
Dislike0
User badge image

Yasmin Sousa

http://www.ldaceliaoliveira.seed.pr.gov.br/redeescola/escolas/18/1380/184/arquivos/File/materiais/2014/sociologia/1_Auguste_Comte.pdf

1
Dislike0
User badge image

João Neri de barros

afeta diretamente nas decisões judiciais com um olhar dando sempre prioridade prioridade a parte mais frágil, ou mais fraca
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais