Buscar

O agente provoca um acidente a partir de engerir bebida alcoólica? Crime de dolo ou culpa?

💡 3 Respostas

User badge image

Amanda Gabrielly de Negreiros

Culposo, na modalidade culpa consciente, se não me engano assim também entende o STF. Seria bom verificar a jurisprudência atual.

1
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Caro amigo! Para começar o correto é "ingerir". Há que se esclarecer que se a pessoa provoca um acidente, somente por isso não há crime. Não existe nenhuma tipificação de "Provocar acidente após ingerir bebida alcoólica". Mas suponho que você quis colocar a hipótese de haver uma vítima, em especial vítima fatal. Vamos lá então. O que me parece é que não há entendimento pacífico nesta matéria! O que tem ocorrido é que o Ministério Público, na sua ânsia punitiva, tem alegado dolo nesses casos, na modalidade dolo eventual. Ou seja, o agente assume o risco de produzir o resultado. Muitas vezes, em primeira instância, o agente é condenado com base nessa classificação. Mas em grau de recurso e em especial nos tribunais superiores ocorre a desclassificação para crime culposo. A priori, penso eu, não há como classificar uma hipótese dessa (vítma fatal em acidente provocado por agente embriagado) em crime doloso. Doloso (ainda que na modalidade dolo eventual) seria se o agente antes mesmo de ingerir a bebida, se predispusesse a matar alguém no trânsito. Isso até pode acontecer! Mas não é a regra. Normalmente o que ocorre é que a pessoa ingere bebida alcoólica (pois não é proibido), se excede e faz o que não deveria: dirigir um veículo. Mas me passa longe a ideia de que essa pessoa estava predisposta a assumir o risco de matar alguem. Para mim isso é uma ficção. Evidentemente, os casos de graves acidentes provocados por pessoas embriagadas, com vítima fatal, especialmente aqueles divulgados nos telejornais, causam uma comoção no grande público. A classificação em crime doloso e eventualmente a condenação nesse crime seria uma resposta "politicamente correta" para esse problema. É o que ocorre algumas vezes. Mas sejamos sinceros e menos hipócritas: o juiz bebe, o promotor bebe, motoristas em geral bebem etc. Porque o álcool (que também é uma droga) é legalmente e socialmente aceito. Aliás já tivemos notícias de promotor que provocou acidente e matou no trânsito dirigindo embriagado. Desconheço se foi punido. Mas não raro temos notícias de motoristas "comuns" serem presos por dirigirem após o consumo de álcool. São humilhados públicamente. Simples trabalhadores. É sempre o velho problema da seletividade penal. Penso que não é a resposta correta a classificação e condenação por crime doloso. O Brasil precisa de mais fiscalização para que pessoas embriagadas não saiam dirigindo por aí. Não a prisão.

1
Dislike0
User badge image

Alex Costa

Este tipo de "Acidente" se enquadrado no artigo 302 do CTB (homicídio culposo na direção de veículo automotor).

Porque, o motorista pode prever que ao beber coloca em risco a sua vida e a vida de outras pessoas, mas em 99% por cento dos casos, o motorista embriagado nunca tem a intenção de matar alguém ao volante.

Conseguiu entender?

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais