Buscar

ATIVIDADE ESTRUTURADA - DISCIPLINA EDUCAÇÃO ESPECIAL

ATIVIDADE ESTRUTURADA

 

NOME DA DISCIPLINA: EDUCAÇÃO ESPECIAL

 

CÓDIGO: TÍTULO DA ATIVIDADE ESTRUTURADA: Pesquisa e análise de práticas pedagógicas na escola inclusiva.

 

Fazer uma entrevista com profissional da área inclusiva,respaldando toda a sua dinâmica de inclusão com a pessoa portadora de deficiência no contexto ESCOLAR!

 

Observar na prática atividade estruturada e a construir do trabalho da pesquisa dentro dos aspectos descritos abaixo:

 

(O trabalho deve ser publicado na BIBLIOTECA VIRTUAL NO ÍCONE CONTRIBUA)

 

O Prazo para a publicação é até o final do nosso último fórum D,mas não se esqueça que as REFLEXÕES deverão ser feitas nos fóruns no contexto da ATIVIDADE ESTRUTURADA!

 

Este trabalho deve ser publicado no espaço da BIBLIOTECA VIRTUAL ,DENTRO DAS NORMAS DA UNESA.

 

Observação e construção da tarefa:

 

COMPETÊNCIAS/HABILIDADES: Identificar as barreiras físicas, atitudinais e comportamentais que a escola deve superar para a construção do projeto inclusivo de educação. Refletir sobre as possibilidades de trabalho do educador nesse contexto da escola inclusiva, atuando junto a alunos com necessidades educacionais especiais inseridos na escola regular e em turma comum. Refletir criticamente sobre o papel do educador na construção de uma proposta inclusiva de educação. Debater de forma mais ampla, as questões relativas à escola inclusiva e à prática pedagógica, destacando as observações realizadas sobre as adaptações no currículo e de acesso ao currículo, criadas para atender às necessidades dos alunos com diferentes tipos de deficiência física, intelectual, sensorial, e de alunos com altas habilidades ou com transtornos globais de desenvolvimento, incluídos na escola regular.

 

OBJETIVO: Relacionar conteúdos trabalhados ao longo da disciplina com o cotidiano escolar e a prática pedagógica refletindo sobre os desafios e as possibilidades do educador atuar na construção de uma escola inclusiva. Analisar o fazer do professor que atua no contexto de uma escola inclusiva, considerando as estratégias pedagógicas adotadas, as adaptações curriculares e os recursos adaptados para garantir o acesso ao currículo a todos os educandos. Refletir sobre as barreiras físicas, atitudinais e comportamentais que impedem ou dificultam o processo de inclusão na escola analisada e sobre como atuar para a superação dessas dificuldades.

 

DESENVOLVIMENTO: Atividade Estruturada proposta: Análise da atividade de um professor que atue no contexto de uma escola inclusiva, de escolha do aluno; Aspectos a serem observados em campo e/ ou através de entrevista com um docente que trabalhe com alunos incluídos em sala comum de escola regular: - acessibilidade do espaço físico da escola - recursos adaptados disponíveis para professores e alunos - adaptações de acesso ao currículo e adaptações no currículo oferecidas pela escola e professor - parceria professor-escola-família-comunidade - adequação do projeto pedagógico - formação do educador - planejamento individualizado - comunicação e interações entre aluno-aluno e professor-aluno – processo de avaliação Sugestões de roteiro para a realização da observação/entrevista: - Qual a formação do professor? - Quais as características e necessidades especiais que o aluno incluído na turma apresenta? - Como realiza as adaptações necessárias no planejamento da aula? – Quais recursos adaptados estão disponíveis e quais adaptações no currículo são realizadas para adequar sua prática pedagógica às necessidades específicas do aluno incluído? . As atividades desenvolvidas mobilizam os saberes, as habilidades e as interações entre os diferentes alunos da turma? - O tempo e os recursos são adequados? - Ocorrem parcerias entre professor, aluno, a equipe pedagógica, gestor da escola e a família do aluno incluído? - Como a avaliação da aprendizagem do aluno com necessidades educacionais é realizada? - Quais os maiores desafios enfrentados pelo professor na construção de uma proposta inclusiva de educação? Relação teoria/prática: - Estabelecer relações entre o que foi observado na atividade realizada e o conhecimento construído ao longo das aulas de Educação Especial.

 

PRODUTO/RESULTADO: Construção de um relatório apresentando os dados coletados na observação/entrevista realizada. Apresentação de uma análise sobre esses dados que revele a reflexão pessoal do aluno sobre o trabalho realizado, a partir do estudo dos conteúdos abordados na disciplina Educação Especial. Essa atividade estruturada será discutida ao longo dos fóruns C e D, quando poderemos refletir sobre questões observadas na observação/pesquisa realizada pelo aluno.

 

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais