Buscar

Como ocorre a síntese de ácidos graxos? Onde ela ocorre?

💡 3 Respostas

User badge image

vanessa hoffmann

A síntese de ácidos graxos ocorre no citoplasma das células adiposas onde se acham agrupadas as enzimas correspondentes (complexo enzimático).
 
            Os ácidos graxos são sintetizados a partir da reunião de moléculas de acetil-CoA citossólico (molécula precursora).
            A síntese de ácidos graxos consiste na união sequencial de unidades de dois carbonos: a primeira unidade é proviniente de acetil-CoA, e todas as subsequentes, de malonil-CoA, formada pela carboxilação de acetil-CoA. Esta reação é catalisada pela acetil-CoA carboxilase que tem como grupo prostético a biotina.
 
 
 
 
-        A primeira etapa da síntese de ácido graxo é o transporte de acetil-CoA para o citoplasma.
 
 
Síntese de ácido graxo
 
   
 
 
 
 
Síntese de triacilglicerois (TG)
 
Os ácidos graxos sintetizados na via anterior, deverão combinar-se (através de uma esterificação) com o glicerol a fim de produzir os triacilgliceróis armazenáveis.
 
Para isto o glicerol deve ser ativado até glicerofosfato por transferência de um grupo fosfato (P) do ATP.
 
Via de produção de glicerol-fosfato no fígado e tecido adiposo.
 
 
Os ácidos graxos são armazenados no nosso organismo na forma de triacilglicerol (TG) e servem como principal reserva de energia. A seguir a via de formação de Triacilglicerol.
 
0
Dislike0
User badge image

Josiane Oliveira Vieira

Muito Obrigada Vanessa! Me ajudou bastante.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A síntese de ácidos graxos ocorre de forma similar à beta-oxidação - os grupos acetila são adicionados a uma cadeia em crescimento, mas o mecanismo da via é distintamente diferente de ser simplesmente o inverso da beta-oxidação. A síntese de ácidos graxos ocorre no citosol (não nas mitocôndrias).


Ele usa uma porção chamada proteína transportadora de Acilo (ACP) em vez de CoA e o agente redutor NADPH. Notar-se-á que existem semelhanças estruturais entre a porção Coenzima A de CoA e a porção Fosfopantetina de ACP. A reação tem uma estereoquímica diferente da Beta-oxidação e a forma da unidade adicionada é na verdade uma unidade de três carbonos que é descarboxilada para incorporar uma unidade líquida de 2 carbonos.


A primeira etapa comprometida da biossíntese de ácidos graxos é catalisada pela acetil-CoA carboxilase . A enzima contém biotina e adiciona um CO2 (resultando em um grupo carboxila) à extremidade metílica do acetil CoA. Note que esta reação é um processo que requer energia. 


Acetil-CoA carboxilase é uma enzima interessante. Estudos da enzima de aves e mamíferos indicam que ela forma polímeros lineares longos. O polímero parece ser a forma ativa da enzima. Unidades monoméricas estão inativas. O citrato desloca o equilíbrio polímero - monómero para a formação de polímero.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais