Buscar

A repristinação pode ser atribuível a um decreto?

Pode utilizar a repristinação em decretos?

💡 10 Respostas

User badge image

Paula Ferreira Carvalho de Morais

Primeiramente você deve se lembrar que essa matéria está relacionada a vigência da lei no tempo, conforme a Lei de introdução a lei nova sobre determinada matéria, revoga a anterior e caso a nova seja declarada inconstitucional e por isso deixe de ser aplicada e seja revogada, isso não causa repristinação da lei antiga. A repristinação não existe em nosso sistema jurídico, para que a lei antiga volte a ter vigência, é necessario outra lei de igual hierarquia normativa que declare expressamente que a lei deve voltar a ter validade.

3
Dislike0
User badge image

Neuton Vasconcelos Jr

Paula Ferreira, essa parte eu entendi, minha dúvida é se se aplica ao decreto no mesmo sentido.
2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

Gente, a repristinação não é aceita no Brasil. Se uma lei não pode repristinar, muito menos o poderá um decreto, seja qual for a sua origem! Excetua-se quando a própria lei ou decreto revogadores, em seu texto, determina a repristinação da lei ou decreto anterior. Entretanto um decreto não pode repristinar uma lei. Quanto à declaração de inconstitucionalidade, não existe "repristinação" propriamente dita, mas "efeitos repristinatórios", conforme o STJ (RESP 517.789). Isso se dá porque a lei declarada inconstitucional é como se nunca tivesse existido e, portanto, nunca tivesse revogado a antiga lei.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais