Buscar

Explicar a biossíntese do colágeno

Bioquímica Geral

Alguém pode me ajudar?

💡 2 Respostas

User badge image

Sângela Fernandes

Formação de colágeno tipo I 

Tipo I é de colágeno o colágeno mais abundante no organismo. 

Dentro da célula: 

Durante a tradução, formam-se dois tipos de cadeias peptídicas em ribossomas ao longo do retículo endoplasmático rugoso (RER). Estes são chamados de cadeias de alfa-1 e alfa-2. Estas cadeias peptídicas (conhecidas como preprocollagen) têm peptídeos de registro em cada extremidade e um peptídeo sinal. 

A preprocollagen, em seguida, é liberado no lúmen do RER. Daí em diante os peptídeos de sinal são clivados dentro do RER e cadeias peptídicas são agora chamadas cadeias pro-alpha. 
Hidroxilação dos aminoácidos lisina e prolina ocorre no interior do lúmen. Este processo é dependente de ácido ascórbico (vitamina C) como cofator. Glycosylation mais resíduos de hidroxilisina específico ocorre. 

Estrutura helicoidal tripla é formada no interior do retículo endoplasmático cada duas cadeias de alfa-1 e uma cadeia alfa-2. Isso é chamado de procolágeno. 
Procolagénio é transportado para o complexo de Golgi, onde é embalado e secretada por exocitose. 
Fora da célula 

Uma vez fora da célula, os peptídeos de registro são clivados e tropocolágeno é formado por procolágeno peptidase. 

Estas moléculas de tropocolágeno se reúnem para fibrilhas de colagénio forma, através de ligações covalentes, cross-linking de lisil oxidase, que liga a resíduos de hidroxilisina e lisina. Formulário de fibrilhas de colagénio vários em fibras de colágeno. 

Colágeno pode ser associado a membranas celulares através de vários tipos de proteína, incluindo fibronectina e integrinas.
 
Fonte(s):Fontes interessantes e mais informações: 

http://www.news-medical.net/health/Colla... 

http://bionetic.com.br/tecido-conjuntivo 
0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O colágeno é sintetizado no retículo endoplasmático como procolágeno, que é a proteína precursora que contém os domínios do pró-peptídeo nas duas extremidades do domínio helicoidal triplo. Os processos pelos quais o procolágeno é sintetizado no lúmen do RE incluem etapas únicas que não são encontradas na biossíntese de proteínas globulares.


Primeiro, cada cadeia polipeptídica de procolágeno encontra seus parceiros corretos, o que permite a formação dos distintos tipos de procolágeno. Em segundo lugar, a formação de hélices triplas de repetições longas de Gly-XY começa numa região definida, o que resulta na formação de uma hélice tripla correctamente alinhada e, assim, evita um escalonamento errado.


O passo mais característico é a formação da tripla hélice. Esta etapa envolve modificações pós-traducionais específicas, em particular, a 4-hidroxilação de prolilo dos aminoácidos da posição Y que estabiliza a conformação helicoidal tripla. A formação da tripla hélice é um processo lento em comparação com o dobramento de proteínas globulares, incluindoisomerização cis-trans das muitas ligações peptídicas prolilo e hidroxiprolilo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais