Buscar

A Constituição no Welfare State ?

💡 2 Respostas

User badge image

Jairo Santana

Estado do bem estar social ou somente Estado social, onde o governo através de políticas públicas se coloca como agente principal na economia política e social, visando bem sócia. Somente para fins de "comparação" seria o que vemos hoje na política de esquerda que visa somente distribuir renda através de programas sociais desestimula a economia privada e busca centralizar o poder no Estado, barrando crescimento da indústria e do mercado de exportações... Este método que visa a democracia não funciona em países de terceiro mundo, pois a péssima educação tornam os líderes políticos em ditadores consumidos pelo poder em consequência a corrupção.
2
Dislike0
User badge image

Rodrigo VF

Perfeito Jairo! Para entender por que o welfare state não funciona, recomendo estudar Escola Austríaca (Mises, Hayek, ...). Tem livros no site do Instituto Mises Brasil http://www.mises.org.br/

Sugiro começar pelo "As 6 lições" de Mises, que são palestras que ele deu na Argentina no século XX. Mas na biblioteca do IMB também tem livros sobre a ética/moral da redistribuição.

Outros autores, como Theodore Darlymple, registram o efeito psicológico nociso do welfare state nos mais pobres. Vale a pena procurar os seus livros na Amazon. O meu preferido é "A Vida na Sarjeta". Você encontrará histórias como o homem que arranca o olho para poder se aposentar pela previdência pública.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais