Buscar

2. Ácido fórmico (HCO2H) tem pKa = 3,75, e o ácido pícrico (C6H3N3O7) tem pKa 0,38. Qual destes dois ácidos é o mais forte? Por que?

2. Ácido fórmico (HCO2H) tem pKa = 3,75, e o ácido pícrico (C6H3N3O7) tem pKa 0,38. Qual destes dois ácidos é o mais forte? Por que?

💡 3 Respostas

User badge image

Ingrid Trajano de Lima Ramos

Quanto menor o pKa, maior será o Ka e consequentemente mais ácido...Sendo assim o ácido pícrico é mais ácido do que o ácido fórmico!

 

1
Dislike0
User badge image

Sodré Neto

Principais aspectos da equação de pH, pKa e Henderson-Hasselbalch

  • "O pka é o valor de pH no qual uma espécie química aceita ou doa um próton.
  • Quanto menor o pKa, mais forte o ácido e maior a capacidade de doar um próton em solução aquosa.

    pH e pKa

    Depois de obter os valores de pH ou pKa, você sabe algumas coisas sobre uma solução e como ela se compara a outras soluções:

  • Quanto menor o pH, maior a concentração de íons hidrogênio, [H + ]. Quanto menor o pKa, mais forte o ácido e maior a sua capacidade de doar prótons.
  • O pH depende da concentração da solução. Isso é importante porque significa que um ácido fraco pode realmente ter um pH mais baixo do que um ácido forte diluído. Por exemplo, o vinagre concentrado (ácido acético, que é um ácido fraco) pode ter um pH mais baixo do que uma solução diluída de ácido clorídrico (um ácido forte). Por outro lado, o valor de pKa é uma constante para cada tipo de molécula. Não é afetado pela concentração.
  • Mesmo um produto químico normalmente considerado uma base pode ter um valor de pKa porque os termos "ácidos" e "bases" se referem simplesmente a uma espécie que desiste de prótons (ácido) ou os remove (base). Por exemplo, se você tiver uma base Y com um pKa de 13, ele aceitará prótons e formará YH, mas quando o pH exceder 13, YH será desprotonado e se tornará Y. Como Y remove prótons a um pH maior que o pH de água neutra (7), é considerada uma base". https://www.thoughtco.com/the-ph-and-pka-relationship-603643

    Conclusão

    Será o Pícrico pois quanto menor o pKa , mais forte o ácido e maior a sua capacidade de doar prótons, logo o ácido pícrico é mais forte. 

    O pH depende da concentração protons h+ na solução;  quanto mais baixo significa que tem mais protons pra doar , portanto é mais ácido e mais forte. 

    A solução tampão significa que um meio é capaz de manter qualquer  ph estabilizado independente dos analitos e solutos que vierem passear nele (apesar que isso pode ser alterado se exagerar na inserção de elementos com pkas diferentes daquele estabilizado ou eleito para estar estabilizado) 

    Por outro lado, o valor de pKa é uma constante para cada tipo de molécula e o valor dele determina como ele vai se comportar quimicamente doando ou não prontons h+, num ambiente de ph diferente, ou igual ao mesmo.



     
1
Dislike0
User badge image

Gabriel Soares

O ácido fórmico (CH2O2), pois tem coeficiente de ionização (Ka) maior.
Em geral, quanto maior a constante de ionização, maior a força ácida

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais