Buscar

Baseando-se na estrutura fosfolipídica da membrana plasmática, qual é a justificativa da conformação do lipossomo?

💡 3 Respostas

User badge image

Camila Godoz

O valor dos lipossomas como modelo de biomembranas apoia-se no facto de as vesículas poderem ser  preparadas a partir de constituintes naturais, a fim de se obter uma estrutura idêntica à porção lipídica das membranas. Esta similaridade entre lipossomas e membranas naturais pode ainda ser apurada pela inclusão de proteínas, formando um ambiente que mimetiza o natural, mas cuja composição pode ser controlada por forma a determinar o papel de cada componente.

Logo após a descoberta dos lipossomas,surgiu a ideia de que estas estruturas poderiam ser utilizadas como transportadores ou veículos de fármacos. De facto, os lipossomas parecem sistemas de transporte ideais, pois, como podem ser produzidos a partir de compostos naturais, são relativamente não tóxicos e biodegradáveis. Outra vantagem apresentada por estes sistemas é a variedade de microambientes diferentes que apresentam, sendo capazes de incorporar solutos nos seus compartimentos aquoso e lipídico, o que permite acomodar substâncias com características de polaridade radicalmente diferentes no mesmo sistema...

 

Espero ter ajudado

FONTE : http://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/930/1/182-191.pdf

0
Dislike0
User badge image

Andre Smaira

Um lipossoma é uma vesícula esférica com uma membrana composta por uma dupla camada de fosfolipídios, que consistem em partes solúveis em água e solúveis em gordura. Os fosfolípidos naturais são obtidos a partir de grãos de soja e, numa solução aquosa, formam a estrutura esférica conhecida como lipossoma. Durante este processo as caudas lipofílicas dos fosfolipídios entram em contato umas com as outras formando uma membrana de dupla camada que é hidrofílica em suas partes externas e lipofílica em seu interior.

Portanto, o interior e o exterior de um lipossoma são solúveis em água e o interior da membrana lipossómica é lipossolúvel. Ao envolver uma substância aquosa, eles são usados atualmente como portadores de várias substâncias fora e dentro da célula.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais