Buscar

Art. 228 CF/88 é cláusula pétrea?

Maioridade Penal

💡 3 Respostas

User badge image

Guilherme Burzynski Dienes

Art. 5º, XLVIII - a pena será cumprida em estabelecimentos distintos, de acordo com a natureza do delito, a idade e o sexo do apenado.

Poderíamos interpretar que o raciocínio do art. 60, §4, IV diz respeito a esta previsão, descrita como direito fundamental.

A própria natureza do texto, não fazendo menção à idade salvo no art. 228 pode gerar inferência de que este não é uma cláusula pétrea.

A realidade gerou uma situação que a constituição não anteveu: menores praticam crimes para os maiores da quadrilha, para que assim, se pegos, assumam o crime como ato infracional e evitem que os demais sejam presos. A questão é de política criminal, e está garantido no art. 5º a execução da pena de acordo com a idade, mas a falha legislativa, junto com a incompetência dos governantes estaduais e federais para gerir presídios, fez esta situação. No máximo, o que aconteceria seria um esvaziamento da febem e mais superlotação nos presídios.

0
Dislike0
User badge image

Cap Craveiro

Legal

0
Dislike0
User badge image

Júnior Oliveira

O status de cláusula pétrea não é, majoritariamente, atribuído à maioridade penal, pois o art. 228, CRFB/1988 não é citado no art. 60,§4º, CRFB.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais