Buscar

Alguém pode me ajudar com essa questão? Quais são as formas de mudar a informação contida no DNA?

💡 1 Resposta

User badge image

Diogo Sanches Dias

Existem as famosas mutações, neste caso, para mudar uma codificação do DNA, o erro precisa ocorrer na replicação do material genético, sendo que o erro pode ser: a adição ou remoção de um nucleotídeo ao código. Vale lembrar que essa mudança pode ficar imperceptível, visto que para a sinalização de um mesmo aminoácido, são necessários três nucleotídeos (A,T,G ou C) conforme a tabela:

Com o exemplo do aminoácido Tirosina, se o códon UAU for modificado para UAC, a mutação será imperceptível.

Há tambêm o caso dos vírus, os quais modificam o material genético para se reproduzirem a partir das células que foram infectadas.

Muito utilizado em técnicas de engenharia genética, é a manipulação genética, a qual é possível modificar o DNA com enzimas, sendo possível introduzir códigos (ex: resposáveis pela sintetização de uma proteína, ou parte dela) em genes que não possuem tal informação, exemplo claro é a produção de insulina para diabetes. Há tambêm como retirar informações, visando melhorar ou piorar a produção de determinado organismo. Quando ocorre o acréscimo ou retirada de informações com este fim, são determinados os transgênicos.

 

Fontes:

http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Citologia2/AcNucleico6.php

https://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_gen%C3%A9tica

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais