Buscar

Quais vitaminas pertencem a cada grupo de acordo com a solubilidade?

💡 3 Respostas

User badge image

Nívea Lima

B e C, são as hidrosoluveis.

K, E, D, A, são as lipossoluveis.

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

O nome vitaminafoi criado pelo bioquímico polonês Casimir Funk em 1912, baseado na palavra latina vita(vida) e no sufixo -amina(aminas vitaisou aminas da vida). Foi usado inicialmente para descrever estas substâncias do grupo funcional amina, pois naquele tempo pensava-se que todas as vitaminas eram aminas. Apesar do erro, o nome se manteve. As vitaminas podem ser classificadas em dois grupos de acordo com sua solubilidade. Quando solúveis em gorduras, são agrupadas como vitaminas lipossolúveis e sua absorção é feita junto à da gordura, podendo acumular-se no organismo alcançando níveis tóxicos. São as vitaminas A, D, E e K. Já as vitaminas solúveis em água são chamadas de hidrossolúveis e consistem nas vitaminas presentes no complexo B(B1, B2 , B6,B12 ) e a vitamina C, NIACINA, ACIDO PANTOTÊNICO, ACIDO FÓLICO.

FONTE:

https://www.abcdasaude.com.br/medicina-interna/vitaminas

 

Guias de Medicina Ambulatorial e Hospitalar - Nutrição - Nutrição Clínica No Adulto - 3ª Ed. 2014.

Cuppari, Lilian. MANOL

 

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As vitaminas são compostos orgânicos e nutrientes necessários, em pequenas quantidades, para o organismo. São reconhecidas 13 vitaminas que são divididas em dois grupos, levando em conta sua solubilidade.


As vitaminas podem ser classificadas em hidrossolúveis (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12 e vitamina C) ou lipossolúveis (A, D, E e K). As vitaminas do complexo B (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12) e a vitamina C são solúveis em água e são absorvidas pelo intestino e transportadas até o tecido em que serão utilizados e o que não for utilizado será eliminado pelo organismo.

No caso das vitaminas solúveis em lipídios, após a absorção intestino, são transportadas pelo sistema linfático até os tecidos onde serão armazenadas.   


As 13 vitaminas são divididas em dois grupos de acordo com sua solubilidade: hidrossolúveis (B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9, B12 e vitamina C)lipossolúveis (A, D, E e K)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais