Buscar

Como definir zetetica e dogmática ?

💡 3 Respostas

User badge image

Manoel Urbano de Sá Neto

ZETÉTICA: DISCIPLINAS AUXILIARES AO DIREITO. SÃO TEÓRICAS,  E NÃO SE LIMITAM 

ANÁLISE DO DIREITO POSITIVO.  BUSCAM COMPREENDER OS FUNDAMENTOS DO DIREITO,

AJUDAM A ENTENDÊ-LO, COMO, VERBI GRATIA,

A FILOSOFIA DO DIREITO, A SOCIOLOGIA JURÍDICA, A TEORIA GERAL DO ESTADO, PSICOLOGIA

JURÍDICA, DENTRE OUTRAS.

DOGMÁTICA: SÃO AS DISCIPLINAS RELATIVAS AO DIREITO POSITIVO. EM EXEMPLOS: DIREITO

CONSTITUCIONAL, DIREITO PENAL, CIVIL, PREVIDENCIÁRIO E POR AI VAI.

ESPERO TER AJUDADO.

ATT,

MANOEL SÁ

1
Dislike0
User badge image

Jaqueline Goes

Zetética deriva de zetein, que significa perquirir, questionar, a zetética tem como perspectiva desintegrar e dissolver as opiniões, pondo-as em dúvida, exercendo função especulativa explicita e infinita. O refletir zetético liga-se as opiniões pela investigação e seu pressuposto principal é a duvida. O método zetético é analítico, sendo assim, para resolver algum problema ou investigar a razão das coisas, questiona as premissas de argumentação, ou seja, é cético.

Dogmática advém de dokein, que significa ensinar, doutrinar, a dogmática releva o ato de opinar e ressalva algumas das opiniões e seu desenvolvimento, o pensamento dogmático é uma forma de enfoque teórico no qual as premissas de sua argumentação são inquestionáveis, como por exemplo, ocorre com a religião por ser a fé inquestionável. A dogmática em contraposição a zetética (que possui caráter amplo),é mais fechada, presa a conceitos fixos e adapta os problemas as premissas.

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Segundo Rafael Oliveira, zetética "tem como perspectiva desintegrar e dissolver as opiniões, pondo-as em dúvida, exercendo função especulativa explicita e infinita. O refletir zetético liga-se as opiniões pela investigação e seu pressuposto principal é a duvida. O método zetético é analítico, sendo assim, para resolver algum problema ou investigar a razão das coisas, questiona as premissas de argumentação, ou seja, é cético."

Já na dogmática "as premissas de sua argumentação são inquestionáveis, como por exemplo, ocorre com a religião por ser a fé inquestionável. A dogmática em contraposição a zetética (que possui caráter amplo),é mais fechada, presa a conceitos fixos e adapta os problemas as premissas."

Sintetizando, podemos dizer que a zetética parte de evidências, e a dogmática de dogmas. 

"Os enfoques zetéticos têm uma função especulativa explícita e são infinitos, pois admitem uma questão sobre a própria questão e suas premissas são dispensáveis. Já o enfoque dogmático, em contraposição, tem uma função diretiva explícita e são finitos, pois parte de uma premissa inatacável, sendo assim o questionamento dogmático definido como finito."

Fonte:

https://jus.com.br/artigos/47684/zetetica-e-dogmatica

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais