Buscar

Qual a diferença entre FATO administrativo e ATO administrativo?

💡 3 Respostas

User badge image

Thalita Ramos Costa

Ato Administrativo é o ato jurídico praticado pela Administração Pública; é todo o ato lícito, que tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar ou extinguir direitos; Só pode ser praticado por agente público competente;

Fato Administrativo: é o acontecimento material da Administração, que produz conseqüências jurídicas. No entanto, não traduz uma manifestação de vontade voltada para produção dessas conseqüências. Ex.: A construção de uma obra pública; o ato de ministrar uma aula em escola pública; o ato de realizar uma cirurgia em hospital público. O Fato Administrativo não se destina a produzir efeitos no mundo jurídico, embora muitas vezes esses efeitos ocorram, como exemplo, uma obra pública mal executada vai causar danos aos administrados, ensejando indenização. Uma cirurgia mal realizada em um hospital público, que também resultará na responsabilidade do Estado.

 

Fonte: Tudo Sobre Concursos

1
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Ato administrativo é uma espécie de ato da administração. Os atos da administração incluem:

  1. Atos administrativos propriamente ditos;
  2. Atos da administração pública regidos pelo direito privado;
  3. Atos materiais praticados pela administração pública.

Segundo Hely Lopes Meirelles, “Ato administrativo é toda manifestação unilateral de vontade da Administração Pública que, agindo nessa qualidade, tenha por fim imediato adquirir, resguardar, transferir, modificar, extinguir e declarar direitos, ou impor obrigações aos administrados ou a si própria”.

Fato administrativo, por sua vez, é todo acontecimento da natureza que repercute nas relações jurídicas que envolvem a administração pública. Exemplo: a morte do servidor público é um acontecimento que gera uma consequência para a administração pública, qual seja, a vacância do cargo que o servidor falecido ocupava.

 

0
Dislike0
User badge image

Carolina Barreto

A diferença consiste que o ato administrativo possui a vontade da autoridade que a emitiu, ou seja, uma declaração de vontade. Diferentemente, do fato administrativo que não possui essa característica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais