Buscar

A imunopatologia dos tumores benignos e malignos seria a mesma, ou seja, o sistema imune agirá da mesma forma para ambos os tipos?

💡 2 Respostas

User badge image

Sandeyvison Oliveira

Veja bem, são basicamente os mesmo.
sua defesa imunológica não mudará, ela seguirá um padrão pré-estabelecido.

Uma curiosidade bem evidente é que, tumores malignos surgem através de tumores benigno.
Quando uma célula se multiplica erradamente, e não consegue efetuar a sua alto destruição, através da apoptose, a mesma irá se dividir de forma errada, começando ali um fator cancerígeno, onde seu sistema imunológico poderá ou não destruí-lo. Caso não consiga, seus sistema irá "aprisiona-lo" em uma "jaula" feita de proteínas, porém, ele contiuará a se multiplicar ali dentro.
Pois bem. Ele será consderado benigno caso ele continue no mesmo lugar, sem se espalhar, o que chamamos de metástase. Caso ocorra a metástase, o tumor passa a ser classificado em maligno, por alcançar outros órgãos e outros locais. Neste caso, seu sistema imunológico tentará combatê-lo, mas com enormes dificuldades.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Devido a fatores hereditários ou adquiridos, como uma alimentação inadequada e o tabagismo, nossas células sofrem mutações. Em um organismo saudável, essas células alteradas são eliminadas pelo sistema imunológico. Quando isso não acontece, elas se reproduzem e formam as neoplasias, tumores malignos e benignos.


Basicamente, a diferença entre benigno e maligno é definida pela aparência e estrutura das células atacadas pelo tumor. Os tumores benignos são constituídos por células bem semelhantes às que os originaram e não possuem a capacidade de provocar metástases. Já os malignos são agressivos e possuem a capacidade de infiltrar outros órgãos.


A multiplicação celular é “controlada” pelos chamados oncogenes ativadores, que regulam o crescimento e a morte da célula. No tumor benigno há uma mutação na estrutura genética dos oncogenes, mas nada capaz de “descontrolá-la”. O mesmo não ocorre com os tumores malignos, que crescem sem controle por conta da alteração genética.


Portanto, o sistema imune agirá da mesma forma para ambos os tipos, isto é, ele atuará eliminando ambos os tipos de células.

Fontes:

  • http://clinicasoma.com.br/dicas-e-orientacoes/tumores-malignos-e-benignos-qual-diferenca-entre-eles/. Acesso em 01 de agosto de 2018;
  • https://www.einstein.br/noticias/noticia/cancer-benigno-maligno. Acesso em 01 de agosto de 2018.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais