tecnologia e educação adistancia

Questão 1/5

Leia o texto :

 

Finalmente o vídeo está chegando à sala de aula. E dele se esperam, como em tecnologias anteriores, soluções imediatas para os problemas crônicos do ensino-aprendizagem. O vídeo ajuda a um bom professor, atrai os alunos, mas não modifica substancialmente a relação pedagógica. Aproxima a sala de aula do cotidiano, das linguagens de aprendizagem e comunicação da sociedade urbana, mas também introduz novas questões no processo educacional.

O vídeo está umbilicalmente ligado à televisão e a um contexto de lazer, e entretenimento, que passa imperceptivelmente para a sala de aula. Vídeo, na cabeça dos alunos, significa descanso e não "aula", o que modifica a postura, as expectativas em relação ao seu uso.

Precisamos aproveitar essa expectativa positiva para atrair o aluno para os assuntos do nosso planejamento pedagógico. Mas ao mesmo tempo, saber que necessitamos prestar atenção para estabelecer novas pontes entre o vídeo e as outras dinâmicas da aula.

Moran, José Manuel.

O uso do vídeo na sala de aula. Revista Comunicação & Educação. São Paulo, ECA-Ed. Moderna, [2]: 27 a 35, jan./abr. de 1995. P.27

Brito e Purificação (2011) apontam que podemos trabalhar com filme em sala de aula, como tecnologias educacionais, e afirmam que é possível planejar uma aula com o uso de filmes de duas formas: aula em função do filme e filme em função da aula.

Explique como seria uma “aula em função do filme”, a partir dos conteúdos trabalhados em aula e no livro-base.

 

Nota: 10.0

Quando trabalhamos com filmes, podemos planejar a nossa aula de duas formas: - aula em função do filme e filme em função da aula. Na aula em função do filme, se utiliza um filme já preparado, que, consequentemente, não teve a sua realização voltada para o alcance dos objetivos específicos da aula em que será utilizado. (p.53)

 

Resposta:Tendo em vista que os objetivos especifico do filme e também devemos ressaltar que primeiramente o professor deve primeiro assistir o filme para poder planejar as estratégias e a para que os alunos tenham motivação pra que seja uma aula de auto aprendizado e bem aproveitosas .

Questão 2/5

Leia o fragmento de texto a seguir:

(...) pode-se usar uma tecnologia tanto na tentativa de simular a educação presencial com o uso de uma nova mídia como para criar novas possibilidades de aprendizagem por meio da exploração das características inerentes às tecnologias empregadas.

 

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022003000200010. Acesso em 11/02/2016.

 

A estrutura didática da EAD considera o conhecimento e a prática pedagógica uma unidade que envolve as relações entre professores, entre professores e alunos e entre alunos. Considerando os textos ,  os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base descreva qual é o objetivo da didática na EAD de promover ao aluno?

Nota: 10.0

A estrutura didática da EAD considera o conhecimento e a prática pedagógica uma unidade que envolve as relações entre professores, entre professores e alunos e entre alunos. Ela tem como objetivo a autoaprendizagem do aluno. Observe que nos valemos da avaliação para reconfigurar e replanejar a estrutura didática do curso para que os objetivos continuem a ser atingidos. Em relação ao conhecimento, a estrutura didática varia e assume diferentes formas nos diversos programas e cursos distribuídos pela EAD. (p. 147).

Resposta:a ligação ente professor e aluno ainda e premordiao no ensino a distancia tendo em vista como orientados mediador no processo de ensino e aprendizado do aluno para que ele tenha um orientação de como dever fazer os conteúdos e tirar duvidas durnante o ensino e aprendizado do aluno

Questão 3/5

Leia o fragmento de texto a seguir:

 

O advento da televisão, no século passado, que, embora concebida em seus primórdios como mero entretenimento, teve, e ainda tem um papel muito importante no estímulo ao ensino a distância (...).

MEDEIROS, Marilú Fontoura de; FARIA, Elaine Turk (orgs.). Educação a distância: cartografias pulsantes em movimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2003. p. 73.

 

Em meados da década de 1960 e 1970, a TV passou a ser um novo meio de difusão de programas educativos, e uma nova linguagem passou a ser veiculada na comunicação social.

De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base descreva, de qual linguagem Cortelazzo (2013) se refere?

Nota: 6.0

A linguagem audiovisual passou a ser veiculada na comunicação social, podendo ser utilizada na comunicação escolar, em meados da década de 1960 e 1970, a TV passou a ser um novo meio de difusão de programas educativos. (p. 127).

 

Resposta:na linguagem da comunicação audio visual em que as pessoas conseguem visualizar e escutar o que se passa na TV

Questão 4/5

Leia fragmentos de um artigo:

 

Os primeiros computadores surgiram na década de 1940 e eram calculadoras programáveis capazes de armazenar informações. Por muito tempo seu uso foi reservado aos cálculos científicos, às estatísticas dos Estados e das grandes empresas ou a tarefas pesadas de gerência Somente com a invenção do computador pessoal (que surge na década de 1970), progressivamente, o computador escapa dos serviços de processamento de dados para tornar-se um instrumento de criação, de organização, de simulação e de diversão. .

 

Bleicher, Sabrina. Et al.

A influência do desenvolvimento das mídias na comunicação visual: uma perspectiva histórica do manuscrito à Web 2.0. In: Práticas e geração de conhecimento frente às novas mídias/ Raul Inácio Busarello, Vania Ribas Ulbricht, organizadores. – São Paulo: Pimenta cultural, 2014. P.16-17

 

 Na história do computador, podemos constatar invenções que possibilitaram que os computadores fossem se aperfeiçoando e se tornando cada vez mais úteis. Escreva o nome do primeiro computador eletrônico e aponte os motivos que dificultaram o seu funcionamento, a partir dos conteúdos trabalhados em aula e no livro-base.

Nota: 20.0

O primeiro computador eletrônico, o ENIAC, foi construído em 1946 nos EUA. Ele tinha 19 mil válvulas e consumia 200 quilowatts de potência elétrica (energia para cem casas); funcionava por poucas horas até que algumas válvulas falhassem e tinham que ser substituídas. Nessa época, para programar um computador era preciso saber detalhes de sua construção e, em geral, quem trabalhava nestas máquinas eram as próprias pessoas que as projetavam. Por isso, esses computadores acabavam ficando nos laboratórios onde eram construídos. (p.64).

Resposta:os primeiro computadores era chamado de Eniac conhecido como calculador , funcionavam atráves de de reles que só era utilizado apenas pela aqueles que criarão pois só leles sabia como utilizar, funcionava por alguns minutos

Questão 5/5

Para saber mais sobre websites, leia a seguir:

 

O elemento básico da Internet é o website ou apenas site.[...] Um website pode ser classificado quanto ao conteúdo e quanto à forma de acesso. Para acessar um website o usuário apenas precisa escreve o endereço no respectivo campo, normalmente localizado na parte superior dos programas navegadores.

Por outro lado, um website de conteúdo pode ser dividido em seis categorias, baseadas em sua função de uso.[...].

 

Fileno, Érico Fernandes.

O professor como autor de material para um Ambiente Virtual de Aprendizagem. / Érico Fernandes Fileno – Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007. p.28

 

Fileno (2007), citado por Brito e Purificação (2011), classifica os websites a partir de sua forma de acesso em: abertos, restritos, por cadastro, fechados e mistos. Apresente as características dos websites abertos, preestabelecidos, a partir dos conteúdos apresentados nas aulas e no livro-base. 

Nota: 10.0

Fileno (2007) especifica que, além de variarem os tipos de websites encontrados, as formas de acesso são muitas. Quanto a este último aspecto, os websites classificam-se em: a) Abertos – Podem ser acessados livremente, por qualquer usuário (P.110).

Resposta:São sates ou programas que são liberados sem custo nem um pra serrem utilizados como rede sociais chats.

 

Disciplina:Educação, Ciência e Tecnologia1.519 materiais

Ainda não existe resposta para essa pergunta.
Cadastre-se e tire a dúvida de outros estudantes