tecnologia e educação adistancia

Disciplina(s):

Ciência, Tecnologia e Educação

Fundamentos da Educação a Distância

Data de início:

08/03/2016 09:08

Prazo máximo entrega:

Data de entrega:

30/03/2016 08:55

Questão 1/10

Leia a afirmativa de Pierre Levy:

O papel da informática e das técnicas de comunicação com base digital não seria “substituir o homem”, nem aproximar-se de uma hipotética “inteligência artificial”, mas promover a construção de coletivos inteligentes, nos quais as potencialidades sociais e cognitivas de cada um poderão desenvolver-se e ampliar-se de maneira recíproca.

LÉVY, Pierre. Inteligência Coletiva por uma antropologia do ciberespaço. Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 1998. P.25.

 

Com base nos estudos a partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro base, para o desenvolvimento da autoaprendizagem na EaD, quais abordagens devem ser consideradas?

 

Marque a alternativa correta:

A

As abordagens do ciberespaço e da comunicação entre as pessoas que utilizam o espaço virtual.

B

As abordagens da escola nova e sociointeacionista para a ampliação do cognitivo e social entre os alunos.

C

As abordagens antropológicas e sociológicas para a compreensão das diferentes aprendizagens dos alunos.

D

As abordagens andragógicas e heutagógicas dos cursos regulares para atendimento às necessidades individuais e não formais.

Você acertou!

A autoaprendizagem é um fundamento relevante para a EaD. Por isso, ela exige duas abordagens, a primeira andragógica em relação aos cursos regulares que obedecem a uma legislação e que certificam e, outra, segunda abordagem denominada de heutagógica nos cursos que atendem às necessidades individuais, não formais dos indivíduos. (P. 155)

E

A abordagem da cibercultura e da sociabilidade que possibilita a interação de muitos nos canais de comunicação de um ambiente virtual.

Questão 2/10

Leia o texto:

Por fazerem parte de um dos grupos de aplicativos utilizados no ambiente doméstico, os jogos educacionais são softwares que têm uma boa aceitação junto aos alunos, principalmente em função de suas características lúdicas. Esses aplicativos, normalmente, são utilizados para desenvolver habilidades de aplicação de conhecimentos dos alunos, por meio do seu desenvolvimento com o ambiente do jogo.

 

Marques Neto, Humberto Torres.

A tecnologia da Informação na escola. In: Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar / organizado por Carla Viana Coscarelli. – 3.ª ed. – Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p.57

 

Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.

I - ( ) No trabalho com jogos, o sistema informático é quem ensina o aluno, pois primeiramente ele apresenta uma informação e em seguida, por meio de perguntas, verifica se o aluno aprendeu.

II - (   ) A aplicação de regras lógicas são exigidas para solucionar problemas que os jogos propõem.

III - ( ) Xadrez, quebra-cabeça e jogos de memória são considerados jogos de menor valor pedagógico.

IV - ( ) Os softwares relacionados aos jogos só terão sentido quando inseridos em um contexto pedagógico preciso.


Agora, marque a sequência correta:

A

F, V, F, V

Você acertou!

A afirmativa II e  IV são verdadeiras.

 Para a solução dos problemas propostos pelos jogos, normalmente, exige-se dos alunos aplicação de regras lógicas. (p.99) . Os softwares só terão sentido quando inseridos em um contexto pedagógico preciso: eles não bastam por si sós. (p.100)

B

V, V, F, F

C

V, V, V, F

D

F, V, F, F

E

V, F, V, V

Questão 3/10

Reflita sobre a andragogia a partir do fragmento de Finger:

Segundo Finger (2003), a educação de adultos tem merecido especial atenção da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), desde a sua criação, podendo a sua contribuição para este campo ser considerada histórica, especialmente no que se refere à alfabetização e educação básica de adultos.

FINGER, M., ASÚN, J. M., A Educação de Adultos numa Encruzilhada: Aprender a nossa saída, Porto - Portugal, Porto Editora, 2003.

 

Em relação à andragogia e a heutagogia, leia as sentenças a seguir ,  assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:

I.(  ) A andragogia está pautada em  uma aprendizagem que tem como aprendiz o aluno adulto.

II.(  ) A educação com base na andragogia pressupõe que o aluno adulto sabe o que deseja, já estabelece objetivos é autônomo.

III.( ) A heutagogia é uma forma de aprendizagem autodeterminada pelo aluno que sabe o que precisa e determina a sua trajetória escolar ou acadêmica.

IV.(  ) A andragogia e a heutagogia são semelhantes em suas práticas e, o que as distingue é o indivíduo, a primeira refere-se ao adulto e a segunda às crianças.

V.( ) A abordagem heutagógica propicia às crianças atividades lúdicas e interativas nos ambientes de aprendizagem durante as aulas de informática.

 

Agora marque a sequência correta:

A

V, F, V, V, F

B

F, V, V, F, V

C

V, V, V, F, F

Você acertou!

As afirmativas I, II e III são verdadeiras.

Quando nos referimos à educação voltada para adultos, devemos considerar as abordagens e contribuições da andragogia e heutagogia. A primeira, andragogia, pressupõe um aprendiz adulto, que sabe o que quer, estabelece seus objetivos, é autônomo e precisa de conhecimento e habilidade para desempenhar bem sua função social e profissional. A segunda, heutagogia, é a aprendizagem autodeterminada pelo indivíduo que desenha a sua trajetória, sabe o que precisa e parte para aaprendizagem, sem estrutura definida por uma instituição ou professor. (P.155)

As afirmativas IV e V são falsas.

Quando nos referimos às abordagens andragogia e heutagogia, nos referimos à uma educação para adultos. Elas são semelhantes por estarem voltadas para o individuo adulto, porém a andragogia traz estudos, habilidades e conhecimentos para que o aprendiz adulto desempenhe bem sua função social e profissional. Diferente da andragogia, a heutagogia é a aprendizagem autodeterminada pelo indivíduo que desenha a sua trajetória, sabe o que precisa e parte para aaprendizagem, sem estrutura definida por uma instituição ou professor. (P.155)

D

V, V, F, F, V

E

F, F, V, V, F

Questão 4/10

Leia o texto a seguir:

A adoção de novas tecnologias no ensino não tem um objetivo em si mesma mas é um recurso no processo de ensinar e aprender para alcançar os fins educacionais almejados. Vivemos em uma época de grandes transformações. O desenvolvimento cientifico gera entre outros produtos um enorme avanço na tecnologia e no conhecimento.

 

Faria, Elaine Turk.

O professor e as tecnologias educacionais. In Ser professor. /DelciaEnricone (Org.), ClausDieterStobäus...[et al.] – 6ed. Atual. – Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. P.49

 

De acordo com os conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, as tecnologias podem ser classificadas segundo Thiagarajam e Pasigna em dois grandes grupos: Tecnologias Educacionais Dependentes e Tecnologias Educacionais Independentes. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando a classificação das tecnologias em dependentes e independentes.

I - (....)Tecnologia independente são tecnologias que necessitam de elementos elétricos ou eletrônicos para sua produção ou funcionamento.

II - (....)A televisão é uma tecnologia que pode ser considerada independente.

III - (....)As tecnologias dependentes podem ser consideradas como midiáticas..

IV - (....)O quando-de-giz é um exemplo de tecnologia dependente.

 

Agora, marque a sequência correta:

A

F, F,V,F

Você acertou!

A afirmativa III é verdadeira.

Comentário: Os autores Thiagarajam e Pasiga, citados por Leite (2003), dividem as tecnologias na escola em dois grandes grupos: independentes e dependentes. Estes consideram a dependência ou não dos elementos elétricos ou eletrônicos para a sua produção e/ou execução. Assim, no campo das tecnologias independentes, temos: cartaz, álbum seriado, flanelógrafo, mural, quadro de giz, entre outros; e, no campo das tecnologias dependentes, tempos: retroprojetor, televisão, videocassete, gravador, computador, rádio, etc. As tecnologias dependentes podem ser caracterizadas como mediáticas, isto é, são mais do que simples suportes. Por exemplo, a televisão e o computador interferem em nosso modo de pensar, sentir, agir, nos relacionarmos socialmente e adquirir conhecimentos. (p.58-59)

B

F,F,F,V

C

V,F,V,F

D

F,V,V,F

E

V,V,V,V

Questão 5/10

Leia o trecho a seguir:

A internet abre uma fronteira imensa a ser explorada pelos educadores. Da ampliação do acesso àinformação, ao uso da rede como canal de comunicação e aproximação entre as pessoas e povos, a internet surpreende a cada dia com as iniciativas provenientes de diversos caminhos de saber e de atividade. Escolas do mundo inteiro estão descobrindo e explorando estas novas fronteiras, envolvendo não só os alunos e professores, mas também pais, cientistas, especialistas, membros da comunidade e outros agentes que podem contribuir para o processo de aprendizagem.

 

Simão Neto, Antonio.As Cinco Ondas da Informática Educacional. Revista Educação em Movimento. / Associação de Educação Católica do Paranáv.1,n.2 ( mai./ago. 2002) – Curitiba : Champagnat, 2002 – p. 16.

 

O desenvolvimento da internet pode ser classificado em duas fases: web 1.0 e web 2.0, segundo Branco (2010) citado pelas autoras do livro-base. Considerando esta classificação,relacione as característicasà cada fase, a seguir:

 
1. WEB 1.0

 
2 . WEB 2.0

 

     (....)Usuário produz conteúdo e/ou altera informações com facilidade.

     (....)Produção de páginas por especialistas (domínio pago).

     (....)Produção de páginas acessível para quem quiser criar (blogs, domínio gratuito).

     (....)Wikipédia

     (....)Biblioteca Britânica On-line.

 

    Agora, marque a sequência correta:

A

2,2,1,1,2

B

1,2,1,1,1

C

2,1,2,2,1

Você acertou!

Comentário: Web 1.0: Usuário é consumidor de informação; Produção de páginas por especialista (domínio pago); Criado por programas específicos, software proprietário; Produção individual; Dados indexados segundo categorias e subcategorias (taxonomia – em pastas e subpastas); Biblioteca BritannicaOn-line.

Web 2.0: Usuário produz conteúdo e/ou altera informações com facilidade; Produção de páginas acessível para quem quiser criar (blogs – domínio gratuito); Programas livres, que agem diretamente nas páginas (templates); Produção conjunta, colaborativa (wikis); Dados indexados segundo palavras-chave (folksonomia “tags” – como faz o cérebro humano); Wikipédia. (P.113).

D

1,1,2,2,2

E

2,2,1,2,1

Questão 6/10

Leia o texto a seguir: 

“A Educação à Distância pode ser considerada a mais democrática das modalidades de educação, pois se utilizando de tecnologias de informação e comunicação transpõe obstáculos à conquista do conhecimento. Esta modalidade de educação vem ampliando sua colaboração na ampliação da democratização do ensino e na aquisição dos mais variados conhecimentos, principalmente por esta se constituir em um instrumento capaz de atender um grande número de pessoas simultaneamente, chegar a indivíduos que estão distantes dos locais onde são ministrados os ensinamentos e/ou que não podem estudar em horários pré-estabelecidos.”

ALVES, Lucineia. Educação a distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Disponível em: http://www.abed.org.br/revistacientifica/Revista_PDF_Doc/2011/Artigo_07.pdf Acessado em: 04/02/2016.

Em nosso Livro-base é referenciado o NIED – Núcleo de Informática Aplicada à Educação, como um núcleo de grande relevância para a Educação à Distância. Entre suas atribuições a este nível de ensino,  é correto afirmar que:

A

Realiza a integração entre pesquisadores da comunicação e da educação de todo o Brasil;

Você acertou!

Segundo Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo, o NIED – Núcleo de Informática Aplicada à Educação, realiza pesquisas juntamente com comunicadores e educadores de todo o país, visando o uso da informática educativa, bem como demais tecnologias na escola e sua forma de utilização, estuda os ambientes virtuais de aprendizagem e projetos colaborativos entre a EAD, educadores e alunos. Resposta disponível nas páginas 84 e 85 – capítulo 01.

B

Não promove projetos que centram-se na utilização da tecnologia na Educação a Distância no Brasil, valorizando a mediação humana.

C

Realiza trabalhos que fundamentem a EAD como estudo individualizado e sem interação;

D

Promove o individualismo entre pesquisadores da comunicação e, quando necessário, de profissionais da educação.

E

O NIED valoriza somente trabalhos que promovam a interação e a mediação humana.

Questão 7/10

Leia as considerações sobre o trabalho colaborativodo professores na EaD.

O trabalho colaborativo é fundamental paraa criação dos materiais didáticos dos alunos. Esta interação se apresenta sistematizada nos conhecimentos específicos abordados, por exemplo, nas teleaulas e no livro.

CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância. Curitiba: InterSaberes, 2013.

A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, qual a relevância para a contratação de professores no ensino superior a distância e que tenham atuado na educação básica?

 

Marque a alternativa correta:

A

Atenção, destreza, conhecimento teórico e científico além de domínio dos conteúdos de todas as disciplinas dos cursos.

B

Agilidade, empatia e autonomia para o desenvolvimento de atividades práticas e avaliativas aos alunos.

C

Autoaprendizagem, andragogia e heutagogia para a construção de materiais didáticos com autonomia sem a interferência ou mediação de outro professor.

D

Suporte teórico para a elaboração de materiais didáticos para uma boa aprendizagem no processo de ensino dos alunos;

E

Conhecimento sobre a dinâmica de uma aula, as relações entre professor-aluno, o cotidiano escolar e a competência na orientação adequada aos alunos;

Durante pesquisas e vivências na EaD, percebeu-se que há cursos que contratam professores com profundo conhecimento da área, mas que nunca atuaram em uma sala de aula da educação básica. Estes desconhecem a dinâmica de uma sala de aula, as relações entre professor e aluno e entre alunosno seu cotidiano escolar, faltando-lhes, pois a competência para orientar  o aluno em caminhos, desconhecidos porque eles próprios não trilham esses caminhso.(P.158)

Questão 8/10

Leia as considerações sobre os repositórios:

Os repositórios de objetos de aprendizagem são recursos para ampliar o conhecimento do aluno sobre um determinado conteúdo. Estes recursos estão disponíveis na web para todos, professores e alunos.

CORTELAZZO, Iolanda Bueno de Camargo. Prática pedagógica, aprendizagem e avaliação em educação a distância. Curitiba: InterSaberes, 2013.

 

Os repositórios de objetos de aprendizagem são recursos para ampliar o conhecimento do aluno sobre um determinado conteúdo. A partir dos conteúdos contemplados nas aulas e do livro-base, o que contempla o objeto de aprendizagem?

 

Marque a alternativa correta:

 

A

Os quatro pilares da educação: aprender a conhecer os outros, aprender a ter, aprender a fazer e aprender a conhecer.

B

As abordagens para a EaD e, que são a andragogia e a heutagogia.

C

As formas de autoaprendizagem desenvolvidas pelo aluno de forma autônoma sem a interferência ou mediação do tutor.

D

Os materiais didáticos como suporte para uma boa aprendizagem e avaliação do processo de ensino na EaD.

E

Qualquer entidade, digital ou não, que possa ser referenciada e reutilizada em atividades de aprendizagem.

Os objetos de aprendizagem são definidos, segundo Tori 2010 (citado por CORTELAZZO,2013, p.157) como sendo, qualquer entidade, digital ou não, que possa ser referenciada e reutilizada em atividades de aprendizagem. (P.157)

Questão 9/10

Leia a afirmativa a seguir:

[...] O software educativo chegou á escola com muita força, renovando o interesse dos professores e ampliando a duração dos investimentos feitos nos equipamentos nas fases anteriores.

 

Simão Neto, Antonio.As Cinco Ondas da Informática Educacional. Revista Educação em Movimento. / Associação de Educação Católica do Paranáv.1,n.2 ( mai./ago. 2002) – Curitiba : Champagnat, 2002 – p. 15

 

A partir dos conteúdos trabalhados nas aulas e no livro-base, analise as afirmativas abaixo, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas, considerando à escolha do software educacional para utilização em sala de aula.

I - (....)A escolha do software educacional deve ficar a cargo do pedagogo pois é quem está em contato direto com a sala de aula.

II - (....)Faz-se necessário desenvolver critérios de avaliação para a escolha de software educacional.

III - (....)O software educacional precisa ser inserido na escola como um recurso desenvolvido pela humanidade e que tem possibilidades de uso ainda desconhecidas.

IV - (....)O professor deve ter em mente que o computador na escola é apenas um mero suporte, dispensando desta forma cuidados e critérios na hora de escolher um software.

V - (....)O professor deve levar em conta que o software educacional escolhido será um caminho para a mudança de sua postura.

 

Agora, marque a sequência correta:

A

F,V,V,V,F

B

F,F,F,V,F

C

V,F,V,F,V

D

F,V,V,F,F

As alternativas II e III são verdadeiras.

Não podemos esquecer que a escolha do software educacional deve ficar a cargo do professor que está em contato direto com a sala de aula. Para tanto há necessidade de que se desenvolvam critérios de avaliação para se escolher estes softwares, pois segundo Brito e Vermelho, o computador na escola não deve ser mais encarado apenas como mero suporte nem como meio pelo qual o professor poderá mudar a sua postura, mas, sim, deve ser incorporado no cotidiano do meio social escolar como recurso desenvolvido pela humanidade, que tem muitas possibilidades ainda não descobertas. (P. 102-103)

E

V,V,F,V,V

Questão 10/10

Leia as considerações de Antonio Simão Neto, sobre a chegada dos softwares educativos nas escolas:

 

Percebendo a necessidade e o grande potencial de consumo das escolas que investiram em laboratórios e equipamentos agora subutilizados, grandes empresas educacionais passaram a ofertar- juntamente com seus livros e apostilas ou de forma autônoma – programas prontos para serem utilizados pelos professores, abrindo a era do software educativo.

 

Simão Neto, Antonio.As Cinco Ondas da Informática Educacional. Revista Educação em Movimento. / Associação de Educação Católica do Paranáv.1,n.2 ( mai./ago. 2002) – Curitiba : Champagnat, 2002 – p.14.

 

Agora, a partir dos conteúdos abordados nas aulas e no livro-base, assinale a alternativa correta em relação aos softwares educativos:

A

Os softwares educativos semi-abertos e fechados eram considerados construtivistas, pois permitiam que o aluno se tornasse sujeito ativo no processo de aprendizagem.

B

Foi nas escolas públicas que se observou um maior uso de softwares educativos.

C

Os softwares educativos em si mesmo são suficientes para provocar inovação na relação ensino e a aprendizagem.

D

Os softwares educativos marcam a segunda onda da informática educacional.

E

A integração do laboratório de informática com as disciplinas curriculares foi possível a partir do investimento em softwares educativos.

Grande projetos governamentais surgiram no Brasil a partir da década de 1980, como o Projeto EDUCOM, o FORMAR e o PRONINFE. Outra política simultânea às anteriormente citadas foi o grande investimento de softwares chamados de educativos, cuja proposta era integrar o trabalho nos laboratórios de informática com as disciplinas curriculares, proporcionando ao educando a construção do conhecimento (P.71)

  • Conheça o novo AVA

 

 

Disciplina:Educação e Tecnologias1.519 materiais

Ainda não existe resposta para essa pergunta.
Cadastre-se e tire a dúvida de outros estudantes