Buscar

Quais sao as 6 classes de enzimas? Que tipo de reações são catalisadas pelas enzimas de cada classe?

💡 2 Respostas

User badge image

JORDANA SALVAGNI

1. Oxido-redutases: São todas as enzimas que catalisam reações de oxidação-redução. O substrato oxidado é um hidrogênio ou doador de elétron.

2. Transferases: São enzimas que catalisam a transferência de grupos entre duas moléculas. Por exemplo, as metiltransferases transferem um grupo metila.

3. Hidrolases: Catalisam a reação de hidrólise de várias ligações covalentes.

4. Liases: Lyases são enzimas que catalisam a clivagem de ligações C-C, C-O, C-N, entre outras, através de hidrólise ou oxidação. Elas diferem das outras enzimas pois tem dois substratos envolvidos em uma direção e apenas um na outra direção de reação. 

5. Isomerases: Catalisam a modificação de uma única molécula, sem participação de outra. 

6. Ligases: Catalisam reações de síntese de uma nova molécula a partir da ligação entre duas moléculas, com a concomitante hidrólise de ATP ou outro composto trifosfatado.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As oxidorredutases catalisam reações de oxidação-redução onde os elétrons são transferidos. Esses elétrons geralmente estão na forma de íons de hidreto ou átomos de hidrogênio. Quando um substrato está sendo oxidado, é o doador de hidrogênio. O nome mais comum usado é uma desidrogenase e às vezes a redutase será usada. Uma oxidase é referida quando o átomo de oxigênio é o aceptor.


Transferases catalisam reações de transferência de grupo. A transferência ocorre de uma molécula que será o doador para outra molécula que será o receptor. Na maioria das vezes, o doador é um cofator encarregado do grupo prestes a ser transferido. Exemplo: hexoquinase usada na glicólise.


As hidrolases catalisam reações que envolvem hidrólise. Esses casos geralmente envolvem a transferência de grupos funcionais para a água. Quando a hidrolase actua na amida, glicosilo, ptido, ter ou outras ligaes, elas n s catalisam apenas a remoo hidrolica de um grupo do substrato mas tamb uma transfercia do grupo para um composto aceitador.


Liases catalisam reações onde grupos funcionais são adicionados para quebrar ligações duplas em moléculas ou o inverso onde as ligações duplas são formadas pela remoção de grupos funcionais. 


As isomerases catalisam reações que transferem grupos funcionais dentro de uma molécula, de modo que as formas isoméricas são produzidas. Essas enzimas permitem mudanças estruturais ou geométricas dentro de um composto.


Ligases são usadas em catálise onde dois substratos são ligados e a formação de ligações carbono-carbono, carbono-sulfeto, carbono-nitrogênio e carbono-oxigênio devido a reações de condensação. Essas reações são pareadas com a clivagem do ATP.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais