Buscar

Mudanças nas unidades de medidas ou nos sistemas de referência afetam os coeficientes? Por quê?

Matéria de Estatística

💡 2 Respostas

User badge image

Thaís Souza

Como o desvio padrão é expresso na mesma unidade dos dados observados em estudo, comparar duas ou mais séries de valores que estão em unidades de medida diferentes torna-se impossível. Para sanar essas dificuldades, podemos analisar a dispersão em termos relativos a seu valor médio, utilizando o coeficiente de variação de Pearson.
O coeficiente de variação é dado pela fórmula:

Onde,

Cv → é o coeficiente de variação
s → é o desvio padrão
X ̅ → é a média dos dados

O coeficiente de variação é dado em %, por isso a fórmula é multiplicada por 100.

Observações:
O coeficiente de variação fornece a variação dos dados obtidos em relação à média. Quanto menor for o seu valor, mais homogêneos serão os dados. O coeficiente de variação é considerado baixo (apontando um conjunto de dados bem homogêneos) quando for menor ou igual a 25%. O fato de o coeficiente de variação ser dado em valor relativo nos permite comparar séries de valores que apresentam unidades de medida distintas

 

1
Dislike0
User badge image

Monica Lima

Conforme estudamos nessa unidade, a neuroplasticidade “refere-se às mudanças fisiológicas no cérebro que ocorrem como resultado de nossas interações com o meio ambiente. Desde o momento em que o cérebro começa a se desenvolver no útero até o dia em que morremos, as conexões entre as células de nosso cérebro se reorganizam em resposta às nossas necessidades em constante mudança. Esse processo dinâmico nos permite aprender e nos adaptar a diferentes experiências ” (CAMPBELL, 2009, tradução nossa). 

Diferente dos computadores, que são criados para executar determinadas tarefas e que necessitam de constantes modificações de softwares, nossos cérebros são extraordinariamente mais sofisticados, uma vez que apresentam desempenhos mais complexos, como a capacidade de formar caminhos que podem ser acionados ou ficarem adormecidos, criando e descartando informações e memórias de acordo com nossas experiências. 

Referência: 

CAMPBELL, Celeste. What Is Neuroplasticity? Brainline: all about brain injury and PTSD. Arlington, Eua, p. 1-1. 26 jul. 2018. Disponível em: . Acesso em: 14 dez. 2019. 

Considerando essas informações e os conteúdos estudados, escreva um texto, de até 10 linhas, descrevendo como a plasticidade neuronal se relaciona ao aprendizado, à memória e à cognição?


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais